Legume Nosso de Cada Dia: O Hortifruti na História do Mercado Central de Belo Horizonte à Gestão Ordinária Desse Sujeito no Cotidiano

Autores/as

  • Luciana Maria Eliza do Vale Faculdade Novos Horizontes
  • Nathália de Fátima Joaquim Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2014.6.2.13428.54-73.

Resumen

Para analisar o cotidiano e as formas de gestão adotadas no Mercado Central de Belo Horizonte, partimos das narrativas de sujeitos simples para compreender este complexo contexto da cotidianidade. Por meio da história oral, investigamos as práticas de gestão ordinária, táticas e estratégias, bem como o manejo do negócio familiar e seus sentidos, tendo como pano de fundo a história do Mercado como centro de abastecimento da cidade. Ao analisar essas práticas, o que permanece são os saberes, os hábitos, as regras, as táticas e as estratégias de sobrevivência, os mecanismos de resistência, por vezes a opressão vivida no cotidiano, mas, acima de tudo, as práticas que surgem no/do cotidiano. Assim, a principal contribuição deste trabalho é a análise da gestão sob a ótica das práticas cotidianas, pois, a partir delas, se percebe que o “negociar” é muito mais amplo do que previam as escolas de administração.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luciana Maria Eliza do Vale, Faculdade Novos Horizontes

Mestranda em Administração pela Faculdade Novos Horizontes. Possui graduação em Design de Produto pela Universidade do Estado de Minas Gerais (1996). Licenciatura em desenho técnico pelo Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes pelo CEFET/MG (2008). Mestranda em Administração pela Faculdade Novos Horizontes. Atualmente é professora - IFMG/Ouro Preto, CEAD/IFMG, Centro Universitário UNA e Faculdade Pitágoras.

Nathália de Fátima Joaquim, Universidade Federal de Lavras

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Lavras. Graduada em Administração pela Universidade Federal de São João Del-Rei. É pesquisadora do Núcleo de Estudos Organizacionais e Sociedade - NEOS e do Grupo de Pesquisa de Administração Pública e Gestão Social. É professora e orientadora de mestrado na Universidade Federal de Lavras (UFLA). Atua na linha de estudos organizacionais focados em: Gestão ordinária; Vida Organizada; Teorias do Poder; Processo de incubação de cooperativa e associações; História e Memória; Pós-colonialismo; Ensino e Pesquisa e Gestão Pública.

Publicado

21-06-2018

Cómo citar

Vale, L. M. E. do, & Joaquim, N. de F. (2018). Legume Nosso de Cada Dia: O Hortifruti na História do Mercado Central de Belo Horizonte à Gestão Ordinária Desse Sujeito no Cotidiano. Revista Gestão & Conexões, 6(2), 54–73. https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2014.6.2.13428.54-73.

Número

Sección

Artigos