ANÁLISES DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS DA LINHA DIVERSIDADE E PRÁTICAS EDUCACIONAIS INCLUSIVAS-PPGE-UFES (2010-2012)
Resumo
O presente trabalho visa levantar dados bibliográficos sobre as produções acadêmicas do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo no período de 2010 a 2012, na linha de diversidade e práticas educacionais inclusivas. Analisaram-se teses e dissertações de alunos dando destaque a treze dissertações e três teses neste período. A análise documental contou com a categorização de: metodologia, objetivos, base teórica, ano de defesa, resultados esperados, sujeitos da pesquisa e local de pesquisa. Como resultado encontrou que nesse período os trabalhos apresentam destaque no fortalecimento do conceito de inclusão considerando todos os níveis, etapas e modalidades de ensino. Nesse período temos cinco dissertações articulando o conceito de infância e inclusão no cotidiano da educação infantil; três dissertações destacando a inclusão no ensino fundamental; uma dissertação com articulação da inclusão na EJA; uma dissertação considerando o espaço tempo do intérprete bilíngue; uma dissertação considerando a inclusão no ensino superior. Temas em destaque: formação de professores, currículo, atendimento educacional especializado, Políticas Públicas de inclusão; mediação pedagógica; Currículo; tecnologia assistiva, processos de escolarização.