Edições anteriores
-
Dossiê Experiências em Arte Contemporânea na Educação Infantil.
v. 29 n. 1 (2023)O Comitê Editorial da Revista Pró-Discente publica, com grande satisfação, mais uma edição da Revista Pró-Discente, volume 29, número 1, do ano de 2023, com o tema “Dossiê Experiências em Arte Contemporânea na Educação Infantil”, em mais uma parceria entre a Revista Pró-Discente e a professora Dra. Margarete Sacht Góes da Universidade Federal do Espírito Santo, contendo 11 artigos com textos inspiradores, descrevendo o contexto dos encontros inesperados entre a arte, a criança e a Educação Infantil.
-
Dossiê: Estágio Supervisionado em Artes Visuais na Educação Infantil
v. 27 n. 2 (2021)Dossiê Estágio Supervisionado em Artes Visuais na Educação Infantil
-
Pró-Discente
v. 26 n. 2 (2020)Dossiê "Formação docente inicial: experiências em estágio curricular na Educação Básica" e outros textos.
-
EDIÇÃO ESPECIAL 40 ANOS PPGE-UFES: Gênero, Sexualidade, Democracia e Educação
v. 1 n. 1 (2018)A escrita e a leitura também são práticas de resistência. É nesse lugar, precisamente, que se coloca a revista Pró-discente. Somos resistência nesse momento de golpe jurídico-parlamentar e midiático pelo qual o Brasil passa desde a construção do impeachment da Presidenta Dilma Roussef que se concretizou em 2016. Esse golpe continua sua efetivação até os dias atuais com a eleição, via processo democrático, de um candidato de extrema direita à presidência. Os textos que ora são apresentados, já discutiam as questões de gênero e sexualidade desde 1996 e se colocavam como construção de um novo olhar sobre a sociedade, e a retomada dos mesmos pela Pro-Discente evoca essa história de resistência da revista a esse cenário de horrores e de trevas que temos vivenciamos no Brasil. -
EDIÇÃO ESPECIAL 40 ANOS PPGE-UFES: Políticas Públicas, Democracia e Educação
v. 1 n. 1 (2018)Caras/os leitoras/as, é com imensa satisfação que a Revista Pró-Discente publica a EDIÇÃO ESPECIAL 40 ANOS PPGE-UFES: Políticas Públicas, Democracia e Educação, em conjunto com o segundo volume do ano de 2018. Nessa perspectiva, as/os pesquisadoras/es inseridas/os no Programa de Pós-Graduação em Educação do Espírito Santo (PPGE-UFES) apresentam importantes ponderações a respeito dos elementos em disputa, no enfrentamento pela garantia de uma Educação de qualidade comprometida com o aprimoramento dos processos democráticos de forma a favorecer a busca pela equidade social. No contexto atual, a partir do golpe-jurídico-parlamentar-midiático, imposto em 2016, de retrocessos observados por meio da retirada de direitos conquistados historicamente pela classe trabalhadora, desenvolver pesquisas que apontem para a superação do contexto vivido configura-se como um importante ato de resistência. Deste modo, desejamos que tais artigos inspirem nossas produções acadêmicas, políticas e sociais, e contribuam para a reflexão-ação frente às organizações conservadoras e retrógradas, como a “Escola sem Partido”.
1-25 de 34
Próximo