CONSELHO ESCOLAR? OS DESAFIOS NA CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA EM UMA ESCOLA DE ILHÉUS/BA
Resumo
A ampliação do espaço democrático nas escolas é fruto de antigas reivindicações da sociedade para inserção de novos sujeitos no debate das políticas públicas adotadas pelas instituições escolares. O trabalho em questão analisa como uma escola pública municipal de Ilhéus/BA tem construído seu espaço de decisão e deliberação democrática com a comunidade escolar.Buscamos entender possibilidades e limites, ao mesmo tempo, estratégias da equipe educacional para inserção da comunidade escolar no planejamento a ser desenvolvido pela escola. Para coleta e análise das informações buscou-se fundamentação teórica nas ideias de estudiosos da área, e foi realizada uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa. Foram realizadas reuniões com toda equipe pedagógica da escola (professores, coordenadoras, orientadores, gestores, auxiliares de secretaria e de serviços gerais, cozinheiras e porteiro) a fim de conhecer as questões atinentes ao cotidiano da escola e como a comunidade escolar os resolvia. Foi também aplicado um questionário, com perguntas abertas e fechadas, acompanhado de uma entrevista. O resultado demonstrou que as políticas educacionais impostas às escolas, em tese, reconhecem a importância do conselho escolar, e incentivam a corresponsabilidade no desenvolvimento das ações de todos os que integram a comunidade escolar. Contudo, na prática, têm sido resultado de uma política para motivar as pessoas que passam a se orientar por valores individuais, dificultando a realização de práticas compartilhadas da comunidade escolar para consolidar os propósitos do Conselho Escolar.
Palavras-chaves: Políticas Públicas. Gestão Democrática. Conselho Escolar.