FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E O RENDIMENTO ESCOLAR: ARTICULAÇÕES POSSÍVEIS

Autores

  • Tainara Pereira Gomes Ufes
  • Elda Alvarenga Ufes

Resumo

Este artigo apresenta e problematiza os resultados obtidos em pesquisa de iniciação científica.  Questionaem que medida a formação dos professores da Educação de Jovens e Adultos influencia o rendimento escolar dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental nas escolas públicas do município de Vila Velha?A pesquisa se justifica ao considerar que a Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino com especificidades que precisam ser consideradas e que tem, na sua história, as marcas da exclusão e do descaso no que se refere às políticas públicas de atendimento às demandas apresentadas por milhares de jovens e adultos que ainda se mantêm na condição de analfabetos e/ou semianalfabetos. Objetiva analisar como a formação dos professores da Educação de Jovens e Adultos interfere no rendimento escolar dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental;A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, exploratória e, quanto aos instrumentos de coleta de dados, realizou-se um estudo de caso. Concluiu que os alunos/as da Educação de Jovens e Adultos possuem especificidades que devem ser consideradas e que existe uma estreita relação entre a formação docente e o rendimento escolar dos alunos.

Palavras-chave: Educação de jovens e adultos. Formação de professores. Práticas pedagógicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elda Alvarenga, Ufes

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1996) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2004). Doutoranda do Programa de Pós-Graduacão
em Educacão da Universidade Federal do Espírito Santo. Atualmente é professora e coordenadora do Curso de Pedagogia da Faculdade Estácio de Vitoria. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos e Sociologia da Educação. Membro do Núcleo Capixaba de Pesquisa em História da Educação (Nucaphe/Ufes).  Atua principalmente nos seguintes temas: educação, gênero, movimentos sociais, pesquisa educacional, preconceito e educação de jovens e adultos e pesquisa. 

Downloads