A LEITURA COMO DIREITO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumo
Este trabalho integra parte dos estudos do Grupo de Pesquisa Literatura e Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. Categorizada teórico-metodologicamente como uma pesquisa bibliográfica, apresenta um estudo sobre a leitura como direito na educação básica e tem como propósito refletir sobre a garantia do direito à educação prevista na legislação. A reflexão parte do pressuposto de que apesar da educação ser um direito amplamente garantido por lei, sua garantia, ainda hoje, na maioria das vezes, não é respeitada. Nesse sentido, sendo a escola um lugar importante de promoção da leitura, é um espaço que nos proporciona analisar se a leitura está sendo garantida aos alunos como direito à educação de qualidade, assim como previsto no artigo 205 da Carta Magna. Este estudo foi fundamentado nos documentos oficiais como Declaração dos Direitos Humanos, Constituição Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação e Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos.
Palavras-chave: Educação. Leitura. Direitos. Educação Básica.