AS DIVERSAS ABORDAGENS E MANIFESTAÇÕES DA LEITURA: UMA REVISÃO DE LITERATURA NO PERIÓDICO PRÓ-DISCENTE
Resumo
Apresenta revisão de literatura acerca da temática “leitura”, cujo objetivo é demonstrar as diversas abordagens contempladas nos estudos publicados sobre esse tema, no período de 2009 a 2015, em um periódico da área da Educação, a revista Pró-Discente/Programa de Pós-Graduação em Educação/Universidade Federal do Espírito Santo. Metodologicamente, utiliza-se a busca de trabalhos na base de dados desse periódico por meio do descritor “leitura”, sendo recuperado um total de 12 trabalhos (11 artigos e uma resenha). Após análise e interpretação dessas publicações, constataram-se abordagens diferenciadas atribuídas à leitura, tais como: a leitura no âmbito da alfabetização; como prática social transformadora; como processo que extravasa os códigos linguísticos; como processo realizado no âmbito da formação de docentes e discentes; a leitura como fenômeno histórico-cultural; e, por fim, a leitura no âmago de alunos com deficiência. Em linhas gerais, por meio desses subtemas encontrados, concluiu-se que a literatura aqui analisada aborda a leitura desenvolvida no âmbito educacional, havendo maior número de pesquisa a abordagem da leitura no processo de alfabetização (sete trabalhos), seguido da vertente que trabalha a leitura como prática social transformadora (seis trabalhos). Evidenciou-se que a literatura investigada, até o momento, não trabalhou as questões mais abrangentes da leitura, abordando a importância da leitura no desenvolvimento da cidadania, por exemplo, dentre outras interferências dessa prática na sociedade, a qual pode se manifestar muito além do texto escrito e da decifração dos códigos e instrumentos linguísticos.
Palavras-chave: Leitura. Processo de alfabetização. Prática social transformadora. Fenômeno histórico-cultural. Cidadania.