AS DIVERSAS ABORDAGENS E MANIFESTAÇÕES DA LEITURA: UMA REVISÃO DE LITERATURA NO PERIÓDICO PRÓ-DISCENTE

Autores

  • Jorge Santa Anna Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Resumo

Apresenta revisão de literatura acerca da temática “leitura”, cujo objetivo é demonstrar as diversas abordagens contempladas nos estudos publicados sobre esse tema, no período de 2009 a 2015, em um periódico da área da Educação, a revista Pró-Discente/Programa de Pós-Graduação em Educação/Universidade Federal do Espírito Santo. Metodologicamente, utiliza-se a busca de trabalhos na base de dados desse periódico por meio do descritor “leitura”, sendo recuperado um total de 12 trabalhos (11 artigos e uma resenha). Após análise e interpretação dessas publicações, constataram-se abordagens diferenciadas atribuídas à leitura, tais como: a leitura no âmbito da alfabetização; como prática social transformadora; como processo que extravasa os códigos linguísticos; como processo realizado no âmbito da formação de docentes e discentes; a leitura como fenômeno histórico-cultural; e, por fim, a leitura no âmago de alunos com deficiência. Em linhas gerais, por meio desses subtemas encontrados, concluiu-se que a literatura aqui analisada aborda a leitura desenvolvida no âmbito educacional, havendo maior número de pesquisa a abordagem da leitura no processo de alfabetização (sete trabalhos), seguido da vertente que trabalha a leitura como prática social transformadora (seis trabalhos). Evidenciou-se que a literatura investigada, até o momento, não trabalhou as questões mais abrangentes da leitura, abordando a importância da leitura no desenvolvimento da cidadania, por exemplo, dentre outras interferências dessa prática na sociedade, a qual pode se manifestar muito além do texto escrito e da decifração dos códigos e instrumentos linguísticos.


Palavras-chave: Leitura. Processo de alfabetização. Prática social transformadora. Fenômeno histórico-cultural. Cidadania.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Santa Anna, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Graduado em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pesquisador atuante no ramo da Consultoria Informacional e Normalização de Trabalhos Científicos. Assessor do periódico Pró-discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFES. Email: professorjorgeufes@gmail.com. Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8131480Z4

Downloads

Publicado

10-08-2017