EDUCAÇÃO E POLÍTICA NOS ANOS DE 1950: A INFLUÊNCIA DOS INTELECTUAIS DO INSTITUTO SUPERIOR DE ESTUDOS BRASILEIROS NO PENSAMENTO PEDAGÓGICO-POLÍTICO DE PAULO FREIRE

Autores

  • Cleber Ferreira Santos Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Resumo

O presente artigo objetiva destacar de que modo um grupo de intelectuais, advindos do Instituto Superior de Estudos Brasileiros, foi o responsável por corroborar para o delineamento do pensamento pedagógico-político freireano. Para tanto, utilizou-se como fonte de pesquisa a aula inaugural do Instituto Superior de Estudos Brasileiros, ministrada em 1956, pelo filósofo e professor desse Instituto Álvaro Vieira Pinto, e publicada pelo Ministério da Educação (MEC) no mesmo ano, uma vez que essa aula foi essencial para compreender com mais propriedade a construçãodo pensamento intelectual de Paulo Freire. Assim, atentando-se para a relação entre o intelectual e as representações do subdesenvolvimento, encontra-se em Roger Chartier (1990, 1991e 2002) uma tríade adequada para a leitura dessa fonte, a saber: prática, apropriação e representação. Como resultado, destacam-se categorias marcantes que circularam no interior do Instituto Superior de Estudos Brasileiros e que foram apropriadas por Paulo Freire, principalmente em sua tese defendida em 1959 (Educação e Atualidade Brasileira). Em síntese, o “campo” político em que estavam imersos os intelectuais do referido Instituto, e a posteriori Paulo Freire, foi aquele dos anos de 1950/60, cuja ação principal dos intelectuais desse tempo pautou-se na tentativa de emancipação política e social das massas por meio da educação, objetivando o desenvolvimento nacional brasileiro.


Palavras-chave: Intelectuais. Educação. Política. Instituto Superior de Estudos Brasileiros.

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Biografia do Autor

Cleber Ferreira Santos, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Graduado em História pela Faculdade Saberes/ES. Especializado em Metodologia do Ensino de História pela Faculdade de Educação de Serra - Fase/ES. Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGE/Ufes). E-mail: cleberfshistoria@gmail.com

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Publicado

10-08-2017