CURRÍCULO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA UMA ABORDAGEM INTEGRAL DA EDUCAÇÃO
Resumo
O artigo ora apresentado discorre acerca do currículo no Brasil, especificamente no que se refere à reprodução ideológica nas escolas públicas nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa é de caráter bibliográfico e teve como objetivo debater questões referentes ao processo histórico do currículo e seu caráter libertador, explicitando possíveis caminhos a serem trilhados pela Educação rumo a um currículo mais democrático para as escolas. No decorrer da pesquisa percebemos que a Educação brasileira ao longo desses anos foi submetida a vontades políticas, a ideologias de dominação e lutas de classe, lesada em todos os aspectos, por aqueles que têm a incumbência primária de zelar pela mesma: os governantes. É de relevância fundamental rever tal situação, uma vez que a Educação representa a possibilidade de transformação social, e não somente isto, os currículos devem propiciar aos educandos o direito de escolha, de aprendizagem, de desenvolvimento saudável, posto que só se pode erguer absolutamente um país quando os currículos escolares não se resumem ao âmbito educativo, mas também e, principalmente, ao âmbito da sociedade.Downloads
Não há dados estatísticos.