PRÁTICAS DISCIPLINARES NO CONTEXTO ESCOLAR: REVISÃO DA LITERATURA BRASILEIRA NA ÚLTIMA DÉCADA (2004–2014)
Resumo
O presente trabalho apresenta uma pesquisa da literatura brasileira da última década (2004 – 2014) sobre o disciplinamento no contexto escolar. Realizaram se buscas no Portal de Periódicos da Capes e na base de dados Scielo, pelos termos “disciplinamento” e “educação”; “disciplinamento” e “escola”; “práticas disciplinares” e “educação”; “práticas disciplinares” e “escola”. Verificou-se que o tema do disciplinamento nas escolas tem sido estudado no Brasil na última década por meio das seguintes perspectivas: análise da história do disciplinamento no contexto escolar brasileiro ao longo dos anos, apontando-o como atrelado à escola desde séculos passados; registros que exploram as formas pelas quais o disciplinamento se insere nas instituições escolares na atualidade; e análises que demonstram a lógica da sociedade de controle, descrita por Deleuze, presente no contexto escolar atual, se inscrevendo nas subjetividades dos sujeitos, em meio aos discursos incutidos no contexto escolar.Downloads
Não há dados estatísticos.