A IMPORTÂNCIA DA LEITURA E AS CONTRIBUIÇÕES DAS INSTITUIÇÕES: EM BUSCA DE UMA SOCIEDADE LEITORA NO BRASIL
Resumo
Tematiza a leitura na sociedade pós-moderna, a qual se constitui como um processo eminentemente abrangente, que extravasa as práticas tradicionais que contemplam, tão somente, instituições e fazeres educacionais. Objetiva apresentar a importância da leitura no desenvolvimento pessoal e social, considerando a participação das instituições nesse processo, haja vista despertar o nascimento de uma sociedade leitora. Através de estudo qualitativo, por meio de levantamento bibliográfico em livros e artigos que versam sobre o tema, constatou-se que a leitura exerce interferência na formação instrutiva do indivíduo, não se restringindo, apenas, ao processo de alfabetização e letramento, mas se consolidando como uma prática social que intervém na formação crítica e capacidade interventiva do sujeito em sua realidade. Considerando os desafios enfrentados, as conquistas alcançadas e as expectativas contempladas nas práticas leitoras até então realizadas no Brasil, essa discussão nos permite constatar que a nação brasileira somente atingirá o status de sociedade leitora quando houver conscientização e propagação do papel da leitura no desenvolvimento individual e social. Além disso, deve haver ações e união de esforços, por meio da participação de todos os elementos sociais, sejam instituições, organizações e profissões as quais necessitam ser sustentadas por políticas públicas gerenciadas e mantidas pelo Estado, realizando atividades que despertem o gosto pela leitura entre todos os grupos da sociedade. Sugere-se a realização de estudos empíricos acerca da percepção e contribuição das organizações públicas e privadas e das profissões no fomento à leitura no Brasil.
Palavras-chave: Leitura. Instituições educacionais e sociais. Sociedade leitora. Políticas públicas de leitura.