CONTRIBUIÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS NAS QUESTÕES DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE – TDAH

Autores

  • Gianni Marcela Ferreira Boechard

Resumo

Ao longo da história dos estudos sobre o fenômeno do fracasso escolar no contexto das escolas brasileiras, percebemos a presença constante de análises do processo ensino-aprendizagem que privilegiam um olhar voltado às capacidades e processos internos do aluno, pouco se investigando as condições de ensino em que o fracasso emerge. São muitas histórias de patologização onde crianças são diagnosticadas e medicalizadas cada vez mais cedo. Diante dessa realidade esta pesquisa teve por objetivo conhecer os efeitos de diagnósticos realizados em crianças com queixas escolares. O método utilizado foi estudo de caso, realizamos a análise de dados coletados, a partir de: entrevistas com professores, pedagogas e pais de crianças que apresentavam problemas de aprendizagem (TDAH); reuniões com o grupo de crianças indicadas pela escola. Nosso referencial teórico partiu de autores (PATTO, 1999; MANTOAN, 2003; SOUZA, 2007) que discutem o fracasso escolar a partir de uma concepção da constituição histórico-social dos indivíduos. O resultado dessa pesquisa revela que as produções de rótulos advindas dos diagnósticos produzem classificações que podem servir a vários propósitos, negativos e/ou positivos, gerando inclusive preconceitos que geralmente são legitimados pelo ambiente escolar.

 

Palavras-chave: Fracasso Escolar. Problemas de aprendizagem. TDAH.

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Publicado

27-12-2017