Tempos e espaços de formação na experiência do ProJovem Campo–Saberes da Terra Capixaba

Autores

  • Maria Geovana Melim Ferreira
  • Iraldirene Ricardo de Ricardo de Oliveira
  • Dalva Mendes de França

Resumo

Este artigo origina-se de pesquisas em andamento que são participantes do Observatório de Educação (OBEDUC). Este tem como proposta central o fortalecimento, consolidação e aprofundamento das pesquisas no âmbito da EJA a partir de um recorte do contexto das políticas de jovens e adultos. Este estudo busca identificar nas práticas de Alternância Pedagógica e de Integração dos Saberes, procedimentos metodológicos do Programa ProJovem Campo - Saberes da Terra Capixaba e as possíveis implicações relacionadas ao acesso e permanência de educandos/as no Programa. Parte-se da compreensão de que os sujeitos jovens e adultos estão inseridos num contexto de Campo considerado como território de disputa e expansão do agronegócio no qual as pequenas propriedades vêm sendo ameaçadas pela concentração fundiária, que promove a destruição de sua cultura, a falta de condições básicas de sobrevivência, a precariedade da educação, o que resulta na expulsão das famílias e, consequentemente, no fechamento das escolas. Torna-se oportuno observar qual o papel da educação em um contexto de disputa de diferentes projetos. Diz-se isto em virtude de se verificar que a educação praticada nas escolas do campo vem sendo criticamente analisada como um instrumento de expansão da estrutura agrária. Compreende-se que na Educação de Jovens e Adultos a relação dialética entre educação e experiência é fulcral e que a imparcialidade por parte dos educandos/educandas no processo educativo é quase que impossível.

Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. ProJovem Campo - Saberes da Terra. Alternância Pedagógica.

Biografia do Autor

  • Maria Geovana Melim Ferreira
    Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Bolsista do Observatório de Educação (OBEDUC).  Pedagoga da Secretaria Estadual de Educação. E-mail: mgmelim@yahoo.com.br.
  • Iraldirene Ricardo de Ricardo de Oliveira
    Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Colaboradora do Observatório de Educação (OBEDUC), Pedagoga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo campus Santa Teresa.
  • Dalva Mendes de França
    Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGE/CE/UFES). Bolsista da ANPED/IPEA. Pedagoga, Licenciada Língua Portuguesa e Literatura. Setor de Educação MST/ES. Integra o Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (NEJA/PPGE/CE/UFES) e o Observatório de Educação (OBEDUC).

Downloads