Tempos e espaços de formação na experiência do ProJovem Campo–Saberes da Terra Capixaba

Autores

  • Maria Geovana Melim Ferreira
  • Iraldirene Ricardo de Ricardo de Oliveira
  • Dalva Mendes de França

Resumo

Este artigo origina-se de pesquisas em andamento que são participantes do Observatório de Educação (OBEDUC). Este tem como proposta central o fortalecimento, consolidação e aprofundamento das pesquisas no âmbito da EJA a partir de um recorte do contexto das políticas de jovens e adultos. Este estudo busca identificar nas práticas de Alternância Pedagógica e de Integração dos Saberes, procedimentos metodológicos do Programa ProJovem Campo - Saberes da Terra Capixaba e as possíveis implicações relacionadas ao acesso e permanência de educandos/as no Programa. Parte-se da compreensão de que os sujeitos jovens e adultos estão inseridos num contexto de Campo considerado como território de disputa e expansão do agronegócio no qual as pequenas propriedades vêm sendo ameaçadas pela concentração fundiária, que promove a destruição de sua cultura, a falta de condições básicas de sobrevivência, a precariedade da educação, o que resulta na expulsão das famílias e, consequentemente, no fechamento das escolas. Torna-se oportuno observar qual o papel da educação em um contexto de disputa de diferentes projetos. Diz-se isto em virtude de se verificar que a educação praticada nas escolas do campo vem sendo criticamente analisada como um instrumento de expansão da estrutura agrária. Compreende-se que na Educação de Jovens e Adultos a relação dialética entre educação e experiência é fulcral e que a imparcialidade por parte dos educandos/educandas no processo educativo é quase que impossível.

Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. ProJovem Campo - Saberes da Terra. Alternância Pedagógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Geovana Melim Ferreira

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Bolsista do Observatório de Educação (OBEDUC).  Pedagoga da Secretaria Estadual de Educação. E-mail: mgmelim@yahoo.com.br.

Iraldirene Ricardo de Ricardo de Oliveira

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Colaboradora do Observatório de Educação (OBEDUC), Pedagoga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo campus Santa Teresa.

Dalva Mendes de França

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGE/CE/UFES). Bolsista da ANPED/IPEA. Pedagoga, Licenciada Língua Portuguesa e Literatura. Setor de Educação MST/ES. Integra o Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (NEJA/PPGE/CE/UFES) e o Observatório de Educação (OBEDUC).

Downloads