Tempos e espaços de formação na experiência do ProJovem Campo–Saberes da Terra Capixaba
Resumo
Este artigo origina-se de pesquisas em andamento que são participantes do Observatório de Educação (OBEDUC). Este tem como proposta central o fortalecimento, consolidação e aprofundamento das pesquisas no âmbito da EJA a partir de um recorte do contexto das políticas de jovens e adultos. Este estudo busca identificar nas práticas de Alternância Pedagógica e de Integração dos Saberes, procedimentos metodológicos do Programa ProJovem Campo - Saberes da Terra Capixaba e as possíveis implicações relacionadas ao acesso e permanência de educandos/as no Programa. Parte-se da compreensão de que os sujeitos jovens e adultos estão inseridos num contexto de Campo considerado como território de disputa e expansão do agronegócio no qual as pequenas propriedades vêm sendo ameaçadas pela concentração fundiária, que promove a destruição de sua cultura, a falta de condições básicas de sobrevivência, a precariedade da educação, o que resulta na expulsão das famílias e, consequentemente, no fechamento das escolas. Torna-se oportuno observar qual o papel da educação em um contexto de disputa de diferentes projetos. Diz-se isto em virtude de se verificar que a educação praticada nas escolas do campo vem sendo criticamente analisada como um instrumento de expansão da estrutura agrária. Compreende-se que na Educação de Jovens e Adultos a relação dialética entre educação e experiência é fulcral e que a imparcialidade por parte dos educandos/educandas no processo educativo é quase que impossível.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. ProJovem Campo - Saberes da Terra. Alternância Pedagógica.