Observatório Nacional de Educação Especial – Estudo em rede nacional sobre as Salas de Recursos Multifuncionais nas escolas comuns: o olhar para o município de Serra

Autores

  • Merislândia Paula Silva

Resumo

Este texto evidencia as ações das professoras das Salas de Recursos Multifuncionais (SRMs), suas formas de trabalho com alunos indicados à Educação Especial do município de Serra/ES, demostrada no encontro do Observatório Nacional de Educação Especial do Espírito Santo (Oneesp/ES). As professoras foram desafiados a elaborar um plano de trabalho visando a sistematização dos trabalhos realizados nas SRMs, tendo a oportunidade de apresentar essa ação nos últimos encontros do Oneesp/ES, realizado na Universidade Federal do Espírito Santo. Trata-se de pesquisa do tipo colaborativa que tem como foco produzir simultaneamente conhecimento e formação. No movimento de nossas reflexões, utilizamos como base teórica Boaventura de Sousa Santos por acreditarmos que ele nos ajuda a firmar um diálogo crítico e reflexivo com novas realidades e os sujeitos que constituem a sociedade contemporânea. Nosso propósito de investigação se deu em tornar público a constituição, os movimentos e a ordenação feita pelas professoras das SRMs em seu lócus de trabalho. Ao analisarmos as apresentações, verificamos que as professoras estão caminhando para a execução de suas ações buscando alternativas para melhorar os processos de alfabetização dos sujeitos com indicativos à Educação Especial.

 

Palavras-Chave: Atendimento Educacional Especializado. Salas de recursos multifuncionais. Formação continuada.

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