Evidências da memória: Diálogos entre Walter Benjamin e Wim Wenders

Autores

  • Robson Loureiro
  • Sara Rocha Rangel

Resumo

Inúmeras mudanças marcam a trajetória de narrativas dos processos imagéticos do cinema como arte genuinamente moderna. Sob suas lentes, Wim Wenders propõe um percurso estético que move o espectador a sentir e a refletir acerca da consolidação de um filme de expressão artística na modernidade na contramão dos interesses da indústria cultural. Nossa hipótese é que o cinema de Wenders, pela mediação das personagens em ação com/e no espaço urbano, permite ao espectador ser o diretor do processo de construção e elaboração da história e da memória, individual e coletiva. Em seus filmes, os mecanismos que estruturam a linguagem cinematográfica - forma e significado - são construídos nos espaços silenciosos, vazios, do entre-imagens. Em sua cinematografia é possível encontrar lugares da memória e da experiência do sensível. A criação dos territórios da memória tornam-se fundamentais para a constituição de uma nova experiência. Experiência e memória são marcas da criação e da narrativa empreendida por Wim Wenders na composição de sua obra Asas do Desejo (1987). E tal como Walter Benjamin em Infância em Berlim por volta de 1900 e Experiência e Pobreza (1933), o cineasta viaja com seus personagens pelos espaços da cidade, pela História e memória de uma Alemanha, no pós-guerra, marcada pela alienação, pela degradação dos sentidos e pelas mudanças nos modos do existir em sociedade que emolduram a perda da experiência e requer a criação de uma nova história.

 

Palavras-chave: Cinema. Narrativa. Experiência. Memória. Educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Robson Loureiro

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFES). Pós-doutorado em filosofia – School of Philosophy, University College Dublin. Graduado em Filosofia.

Sara Rocha Rangel

Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Filosofia (Nepefil/UFES) e bolsita da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES). Mestre em Educação. Professora de música e fotógrafa graduada em artes visuais e artes plásticas.

Downloads