O PAR nos sistemas educativos municipais do Espírito Santo: possibilidades e contradições

Autores

  • Roberta Freire Bastos

Resumo

Este trabalho faz parte da pesquisa “Gestão das políticas educacionais no Espírito Santo e seus mecanismos de centralização e descentralização: o desafio do PAR”. O objetivo é auxiliar o desenvolvimento da pesquisa nacional mediante a realização de entrevistas com os técnicos de educação dos municípios participantes da amostra e análise da parceria técnico-financeira entre os sistemas educativos municipais e o MEC/FNDE. Os municípios capixabas participantes da amostram são:Água Doce do Norte, Irupi, Vila Velha e Vitória.Pretende-se analisar os impactos técnico-financeiros trazidos pelo impacto da implantação nos referidos municípios do Plano de Ações Articuladas (PAR), um instrumento de planejamento concebido pelo governo federal e desenvolvido no âmbito de estados e municípios. A revisão de literatura no campo das políticas educacionais e do planejamento educacional e os dados analisados permitem constatar diversas tensões e limites ao desenvolvimento do PAR, ao mesmo tempo em que apontam perspectivas de sucesso e viabilidade da gestão das políticas públicas.

 

Palavras-chave: Des/centralização. Políticas educacionais. PAR.

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Biografia do Autor

Roberta Freire Bastos

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo(UFES).Mestranda em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/CE/UFES) na linha de pesquisa História, Sociedade, Cultura e Políticas Educacionais.

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