Contribuições Científicas na Análise Crítica das Avaliações Sistêmicas

Autores

  • Selma Assis Pereira

Resumo

Cada vez mais se tem discutido acerca dos resultados das avaliações sistêmicas em todos os níveis de ensino, demonstrando que os nossos alunos pouco sabem sobre os conhecimentos a serem adquiridos. Diante dessa realidade e insatisfeitos com tais resultados, estamos sendo levados a modelos de avaliação sistêmicos voltados a metas a serem alcançadas e impulsionando a uma “nova” maneira de avaliar o nosso estudante.

Diante desse contexto histórico, o pensamento crítico investigativo da ciência leva-nos a pensar: o que se espera é saber se o que foi ensinado foi aprendido pelo aluno? Para que ou para quem são direcionadas essas avaliações? Qual a intencionalidade? A avaliação sistêmica como ocorre nos modelos atuais promove uma análise profunda da qualidade de ensino? A partir de seus resultados, há uma apropriação dos dados e da realidade sociocultural onde a escola está inserida?

 

Palavras-chave:  Avaliação Sistêmica. Resultados. Prática Pedagógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads