LUTA DE CLASSES E LITERATURA INFANTIL: UM BREVE DIÁLOGO À LUZ DE BAKHTIN

Autores

  • Mariana Passos Ramalhete (UFES)

Resumo

O aprofundamento das discrepâncias sociais, a fragilização de pressupostos democráticos não se restringem apenas à realidade brasileira e, por isso, são assuntos que carecem sempre de questionamentos e resistência. Este trabalho propõe um diálogo com o livro infantil O que são classes sociais?, de autoria da Equipo Plantel, e ilustrado por Joan Negrescolor, cuja linguagem, de modo simples, porém não ingênua, desvela a algoz estrutura social da sociedade capitalista e as razões para que certas pessoas tornem-se desiguais e, portanto, subjugadas.Tal intento será estabelecido a partir dos pressupostos bakhtinianos da linguagem, em especial o conceito de enunciado, circunscrito na produção Estética da Criação Verbal. Atenta-se, nesse sentido, não só para questões inerentes à materialidade da obra, mas, também, as escolhas lexicais, no discurso ora proposto, que apontam para um questionamento das desigualdades e vilanias de uma sociedade que expande, cada vez mais, a miséria e a degradação humana. A partir de uma breve análise, pode-se perceber que, afugentando-se de monarquias, príncipes e princesas, a obra, criticamente, com ilustrações muito instigantes, demonstra os exageros, os abusos de poder do sistema capitalista. Ao descortinar os motivos da cristalização de algumas diferenças entre os seres humanos, a produção espanhola propõe, ainda, uma discussão coerente e a necessidade urgente de luta por direitos, em busca de uma vida digna e igualitária.

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Publicado

25-06-2018