O ENSINO DE LEITURA FRENTE ÀS TRANSFORMAÇÕES CULTURAIS NA MODERNIDADE

Autores

  • Luciene de Cassia Santana (USP/SEDU-SP) Universidade de São Paulo e Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

Resumo

Este artigo discute o ensino de leitura em face das transformações culturais na modernidade, sobretudo no que se refere à utilização de novas tecnologias da informação e da comunicação, aos novos suportes tecnológicos, bem como às concepções de leitura e de leitor no âmbito educacional. Apresenta como objetivo geral suscitar reflexões acerca desses recursos na sala de aula na contemporaneidade e compreender o papel e a importância dessas ferramentas no processo de formação de leitores. Para tanto, metodologicamente, este estudo caracteriza-se como de natureza qualitativa, a partir de pesquisa bibliográfica, tendo como arcabouço teórico os estudos de Santaella (2003, 2010, 2013, 2014), sobre as inovações tecnológicas, comunicativas e as consequências para a educação. A discussão evidenciou a necessidade de a escola dialogar com as tecnologias da informação e da comunicação em interface com o conhecimento prévio dos alunos sob a perspectiva de que se complemente o uso das ferramentas tradicionalmente utilizadas na sala de aula, como por exemplo, o livro didático, o texto verbal. Com isso, constata-se a contribuição desses recursos não apenas como apoio ou entretenimento, mas principalmente viabilizá-los na resolução de problemas, na construção de novos conhecimentos, propiciando aprofundar os processos de ensino e aprendizagem da leitura tanto do professor quanto do aluno. Por outro lado, a formação do leitor depende também das políticas públicas que propiciem o fomento, o acesso e a apropriação da leitura como bem simbólico nos diferentes contextos educacionais.

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Publicado

25-06-2018