A EDUCAÇÃO SUPERIOR NA BOLSA DE VALORES: implicações para o trabalho docente

Autores

  • Charlini Contarato Sebim Instituto Federal do Espírito Santo, campus Vitória.

Resumo

O presente estudo tem por objetivo apresentar o processo de inserção da educação superior na Bolsa de Valores e suas implicações para o trabalho docente. Este artigo é resultado de uma pesquisa desenvolvida no Doutorado em Educação, linha de pesquisa História, Sociedade, Cultura e Políticas Educacionais. A partir do estudo de caso de uma instituição de ensino superior que compõe o Grupo Kroton Educacional S.A., a Faculdade Pitágoras de Guarapari, buscamos mostrar algumas das estratégias de gestão usadas pela S.A. para aumentar a extração de mais-valia de seus professores. Dentre as estratégias observadas, estão o aumento do número de disciplinas por professor, a redução da carga horária de trabalho com aumento da quantidade de trabalho, a utilização de apostilas e o aumento do número de alunos por professor.

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Biografia do Autor

Charlini Contarato Sebim, Instituto Federal do Espírito Santo, campus Vitória.

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, Mestrado e Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFES, linha de pesquisa História, Sociedade, Cultura e Políticas Educacionais. Desenvolve estudos relacionados aos seguintes temas: educação superior, trabalho docente, políticas educacionais, Estado e ProUni. Atualmente é docente do Instituto Federal do Espírito Santo - IFES, campus Vitória, atuando nas disciplinas pedagógicas do curso de licenciatura em Letras Português.

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Publicado

23-12-2019