A PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: um olhar sobre o desenvolvimento global das crianças
Resumo
Este artigo teve como objetivo geral estudar a utilização da psicomotricidade como uma ferramenta na promoção do desenvolvimento global da criança da Educação Infantil. No que tange aos objetivos específicos, esses estão voltados a promover uma reflexão sobre o conceito de psicomotricidade e sua relação com o desenvolvimento infantil; a entender os melhores procedimentos para trabalhar as atividades psicomotoras e, por fim, entender o papel dos educadores no planejamento e uso da psicomotricidade com as crianças da Educação Infantil. Para a realização desta pesquisa, lançou-se mão de uma revisão bibliográfica de autores como: Mello (1989), Craydy e Kaercher (2001), Maluf (2008), Sandri (2010), Borges e Rubio (2013), entre outros. Esses contribuíram para a compreensão da psicomomotricidade na perspectiva do desenvolvimento global da criança e de como o professor pode fazer uso dessa prática em seu cotidiano escolar. A seguir, foi feita uma pesquisa exploratória de campo em uma creche escola da rede municipal da cidade de Canguaretama/RN. Durante o período de campo, foram feitas observações e entrevistas semiestruturadas com alguns membros da instituição escolar citada que trabalham, especificamente, com a Educação Infantil. Após uma leitura e reflexão sobre os dados coletados, foi verificado que, na creche, não havia uma educação voltada ao desenvolvimento psicomotor de forma consciente por parte dos educadores, mesmo que esses, em entrevista, tenham demonstrado compreender o que é psicomotricidade e sua importância para as crianças da Educação Infantil.