A PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: um olhar sobre o desenvolvimento global das crianças

Autores

  • Gilcerlandia Pinheiro Almeida Nunes Melo Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • Maria Izabel da Silva Félix Universidade Estadual Vale do Acaraú

Resumo

Este artigo teve como objetivo geral estudar a utilização da psicomotricidade como uma ferramenta na promoção do desenvolvimento global da criança da Educação Infantil. No que tange aos objetivos específicos, esses estão voltados a promover uma reflexão sobre o conceito de psicomotricidade e sua relação com o desenvolvimento infantil; a entender os melhores procedimentos para trabalhar as atividades psicomotoras e, por fim, entender o papel dos educadores no planejamento e uso da psicomotricidade com as crianças da Educação Infantil. Para a realização desta pesquisa, lançou-se mão de uma revisão bibliográfica de autores como: Mello (1989), Craydy e Kaercher (2001), Maluf (2008), Sandri (2010), Borges e Rubio (2013), entre outros. Esses contribuíram para a compreensão da psicomomotricidade na perspectiva do desenvolvimento global da criança e de como o professor pode fazer uso dessa prática em seu cotidiano escolar. A seguir, foi feita uma pesquisa exploratória de campo em uma creche escola da rede municipal da cidade de Canguaretama/RN. Durante o período de campo, foram feitas observações e entrevistas semiestruturadas com alguns membros da instituição escolar citada que trabalham, especificamente, com a Educação Infantil. Após uma leitura e reflexão sobre os dados coletados, foi verificado que, na creche, não havia uma educação voltada ao desenvolvimento psicomotor de forma consciente por parte dos educadores, mesmo que esses, em entrevista, tenham demonstrado compreender o que é psicomotricidade e sua importância para as crianças da Educação Infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilcerlandia Pinheiro Almeida Nunes Melo, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte com pesquisa na área de moda, consumo, vestimenta e mulher, distinção e identificação social. Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte com estudos na área de consumo de moda, gênero, mulher e vestimenta. Graduada em Pedagogia pela Alfamérica Faculdade, com estudos na área da ludicidade no ensino de crianças da Educação Infantil. Professora convidada da Universidade Estadual Vale do Acaraú/RN, no curso de Pedagogia, desde março de 2014.

Maria Izabel da Silva Félix, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú com estudos na área da Educação Infantil, da ludicidade e da psicomotricidade.

Downloads

Publicado

23-12-2019