Filosofia e Literatura: uma introdução às questões sobre o gosto e as artes para os Homens de Letras: Voltaire, Diderot e Rousseau

Autores

  • Luciano da Silva Façanha (UFMA) Universidade Federal do Maranhão
  • Isis Maria Monteles Bastos (UFMA) Universidade Federal do Maranhão

Resumo

Este artigo analisa, a partir do pensamento dos Homens de Letras, especialmente Voltaire, Diderot e Rousseau, a ideia de gosto como requisito para o domínio das artes, tendo como contexto o século XVIII. Este estudo tem como foco a relação entre Filosofia e Literatura, e como esses pensadores percebiam a importância do domínio das artes como meio de alcançar a razão. Partiu-se de uma análise do Dicionário Filosófico e as Cartas Inglesas de Voltaire e a Enciclopédia de Diderot, além do texto Sobre o Gosto de Rousseau.

 

Palavras-chaves: Literatura; Filosofia; Homens de Letras; Artes; Gosto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciano da Silva Façanha (UFMA), Universidade Federal do Maranhão

Pós-Doutorado em Filosofia, estética do Século XVIII – PUC/SP. Doutor e Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, e licenciado em Filosofia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Atua na UFMA, como professor Adjunto no Departamento de Filosofia (DEFIL); Coordenador do Programa de Pós-graduação em Cultura e Sociedade – Professor no Mestrado em Cultura e Sociedade e Mestrado Profissional em Filosofia da UFMA; Coordena o Núcleo de Estudos do Pensamento Iluminista (NEPI); é líder do Grupo de Estudo e Pesquisa Interdisciplinar Jean-Jacques Rousseau (GEPI-UFMA/CNPq). Integrante do Núcleo de sustentação do GT Rousseau e o Iluminismo da Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia (ANPOF). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase no Pensamento do Século XVIII, atuando principalmente nos temas relacionados à estética do Século XVIII, História da Filosofia Moderna, Iluminismo, problemas da linguagem na Filosofia, História, Literatura e Belas-Artes. Se dedica aos estudos dos filósofos Jean-Jacques Rousseau, Diderot, Voltaire e Montesquieu e ateoria crítica literária contemporânea de Maurice Blanchot e Roland Barthes, referentes aos estudos estéticos do Século XVIII.

Isis Maria Monteles Bastos (UFMA), Universidade Federal do Maranhão

Mestre em Tecnologias Educacionais pelo Programa de pós-graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Especialista em Avaliação Educacional pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e em Educação à Distância – Tecnologias Educacionais pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR). Graduada em Pedagogia pela UFMA. Assessora Técnico Pedagógica da Pró-Reitoria de Planejamento da UEMA. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Tecnologias Digitais na Educação (GEP-TDE). Atuou como Técnica em Educação no Núcleo de Tecnologias para a Educação da UEMA. Supervisora Educacional de Educação da Secretaria Estadual de Educação do Maranhão. Professora das Séries Iniciais da Secretaria Municipal de Educação de São Luís (MA). Atua com docência no ensino Superior e projetos na área da Educação.

Downloads

Publicado

18-12-2018