Racismo Contra Negros Numa Perspectiva Freireana: Categorias Fundantes

Autores

  • Thiago Batista Costa (UniNove) Universidade Nove de Julho (UniNove)
  • Mônica de Avila Todaro (UFSJ) Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ/MG)

Resumo

Se justamente nas relações que o homem trava com o mundo, ele toma consciência de sua existência, produz cultura e constrói sua história, deixando de ser objeto e transformando-se em sujeito, como imaginar que um estudante negro, imerso em uma escola geralmente monocultural e eurocêntrica, construa sua identidade? A partir desse questionamento, o texto discutirá algumas questões acerca do racismo e discriminação presentes em nossa sociedade e em nosso sistema de ensino. Nesse sentido, nossa abordagem estará amparada tanto no Plano Nacional de Educação, de 2015, artigo 2º, que estabelece como diretriz a promoção da cidadania e a erradicação de todas as formas de discriminação; quanto na Lei 10.639/03, que altera dispositivos da LDB, tornando obrigatório o ensino da temática história e cultura afro-brasileira e indígena nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio das redes pública e privada do país. Ao longo do texto, serão apresentadas as noções de raça, racismo, racismo à brasileira e conscientização negra, essa ´´ultima elaborada numa perspectiva freireana.

 

Palavras-chave: Identidade. Racismo. Educação. Conscientização.

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Biografia do Autor

Thiago Batista Costa (UniNove), Universidade Nove de Julho (UniNove)

Universidade Nove de Julho. E-mail: thiagocosta5@hotmail.com

Mônica de Avila Todaro (UFSJ), Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ/MG)

Foi bailarina, atriz e coreógrafa. Possui graduação em Pedagogia. Mestrado em Gerontologia e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É professora adjunta do Departamento de Ciências da Educação da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ-MG), professora permanente do programa de Pós-Graduação em Educação da UFSJ. Docente convidada do Programa de Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). Possui experiência em instituições públicas como professora, coordenadora pedagógica, diretora de escola e chefe de seção. Pesquisa nas áreas de Educação e Gerontologia, com ênfase nos seguintes temas: Corpo e Educação; Ludicidade; Educação de Jovens e Adultos (EJA); Relações Intergeracionais; e Práticas Educativas. É líder do grupo de pesquisa “Pedagogia do corpo consciente” (CNPq), desde 2004, e pesquisadora do Núcleo de Estudos sobre o Corpo, Cultura, Expressão e Linguagens (NECCEL), da UFSJ, desde 2016.

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Publicado

18-12-2018