Um caminho produzido em meio a processos culturais, curriculares e formativos
Resumo
A ideia apresentada no artigo procura esboçar alguns movimentos ao longo do período de realização de um mestrado e doutorado acadêmico. Enfatiza predominantemente o período de estudos do mestrado embora também lance mão de movimentos realizados no doutorado. Evidencia a importância do curso realizado pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo, para a vida profissional de um professor. Destaca algumas das aproximações teóricas realizadas e suas relações com a vida profissional. Faz uso de algumas ideias e teorias produzidas pelos pensadores franceses Edgar Morin e Michel de Certeau, dentre outros. Observa a complexidade dos processos formativos em suas diferentes dimensões, como àquelas realizadas em eventos acadêmicos e as produzidas nos espaços cotidianos de atuação profissional. Considera a formação continuada stricto sensu realizada como fator de grande importância para a produção de outros modos de perceber/entender a nossa relação com o conhecimento, bem como elemento contributivo para a potencialização dos processos de aprendizagem realizados/desenvolvidos nos cotidianos escolares.
Palavras chave: Cotidiano escolar. Complexidade. Práticas. Microdiferenças.