Um caminho produzido em meio a processos culturais, curriculares e formativos

Autores

  • Rosinei Ronconi Vieiras (IFES) Instituto Federal do Espírito Santo (IFES)

Resumo

A ideia apresentada no artigo procura esboçar alguns movimentos ao longo do período de realização de um mestrado e doutorado acadêmico. Enfatiza predominantemente o período de estudos do mestrado embora também lance mão de movimentos realizados no doutorado. Evidencia a importância do curso realizado pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo, para a vida profissional de um professor. Destaca algumas das aproximações teóricas realizadas e suas relações com a vida profissional. Faz uso de algumas ideias e teorias produzidas pelos pensadores franceses Edgar Morin e Michel de Certeau, dentre outros. Observa a complexidade dos processos formativos em suas diferentes dimensões, como àquelas realizadas em eventos acadêmicos e as produzidas nos espaços cotidianos de atuação profissional. Considera a formação continuada stricto sensu realizada como fator de grande importância para a produção de outros modos de perceber/entender a nossa relação com o conhecimento, bem como elemento contributivo para a potencialização dos processos de aprendizagem realizados/desenvolvidos nos cotidianos escolares.


Palavras chave: Cotidiano escolar. Complexidade. Práticas. Microdiferenças.

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Biografia do Autor

Rosinei Ronconi Vieiras (IFES), Instituto Federal do Espírito Santo (IFES)

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, pela Universidade Federal do Espírito Santo (PPGE-UFES). Professor do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES).

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Publicado

18-12-2018