Mediação pedagógica e memória mediada: Contribuições para o processo de apropriação da linguagem escrita

Autores

  • Mônica Cristina Medici da Costa (PMVV) Secretaria de Educação - Prefeitura Municipal de Vila Velha (PMVV)
  • Margarete Sacht Góes (UFES) Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Resumo

Este artigo aborda a mediação pedagógica no processo de apropriação da linguagem escrita nas crianças, bem como o desenvolvimento das funções psicológicas superiores, mais especificamente a memória. Adota em termos teóricosmetodológicos a abordagem histórico-cultural no campo da psicologia vigotskiana e, no campo da filosofia da linguagem, os conceitos de Mikhail Bakhtin. Para o corpus de análise, utiliza eventos ocorridos durante pesquisa realizada em 2011, em uma sala de educação infantil. Finaliza pondo acento na memória mediada e namediação pedagógica quando as crianças produzem textos.

 

Palavras-chave: Mediação. Criança. Escrita.

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Biografia do Autor

Mônica Cristina Medici da Costa (PMVV), Secretaria de Educação - Prefeitura Municipal de Vila Velha (PMVV)

Pedagoga na prefeitura Municipal de Vila Velha. Mestre e doutoranda em Educação, pela  Universidade Federal do Espírito Santo. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização, Leitura e Escrita do Espírito Santo (PPGE-UFES).

Margarete Sacht Góes (UFES), Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização, Leitura e Escrita (PPGE-UFES).

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Publicado

17-12-2018