Gestão democrática da escola pública

Autores

  • Terezinha Maria Schuchter Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Resumo

publicado pela primeira vez no ano de 1995. Apresentou dados da primeira fase da pesquisa de título semelhante ao do artigo, e se desenvolveu a partir de 1994 em escolas públicas dos municípios que integravam a Grande Vitória (Vitória, Serra, Vila Velha, Cariacica e Viana). A partir de uma rigorosa metodologia, a autora chega a conclusões sobre os procedimentos de democratização da gestão escolar, apresenta limites da gestão democrática e descreve desafios educacionais que ainda hoje perpassam o interior das escolas de forma significativa. Importante ressaltar que este trabalho é publicado junto a um apêndice referente ao mesmo, cujo conteúdo a própria autora produziu especialmente para esta edição que publicamos em 2018, onde analisa, após os mais de vinte anos passados, em que medida tais questões se apresentam. Literalmente um presente para a Revista e para nossas/os leitoras/es, pois contamos com um parecer da própria autora, no que tange à configuração contemporânea acerca da gestão democrática.

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Biografia do Autor

Terezinha Maria Schuchter, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1990), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (1994) Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Espírito Santo (2008). Pós-doutorado em Educação pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Espírito Santo (2016) Atualmente é professor Associada da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Educação, política educacional, currículo e diferenças.

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Publicado

19-12-2018