A formação acadêmica e a constituição docente no Programa de Pós-graduação em Educação

Autores

  • Elda Alvarenga (Estácio de Sá - Vila Velha/ES) Faculdade Estácio de Sá de Vila Velha (ES)

Resumo

Busca, por meio de memorial descritivo, reconstituir a minha trajetória acadêmica e profissional relacionando os impactos do PPGE para a constituição dessa trajetória. Trata-se de uma releitura atualizada e ampliada do memorial que submeti à seleção do mestrado (2000) e no doutorado (2014). O texto está dividido em duas partes. Tem como objeto minha vida profissional e acadêmica, na qual procuro relacionar aspectos econômicos, políticos e socioculturais que acabaram por influenciar minhas escolhas ao longo do tempo. Busco, com isso, demonstrar os passos que me trouxeram por diversas vezes à academia e, de maneira especial, como a interação entre o saber acadêmico e os diversos saberes constatados na atuação profissional proporcionaram o conjunto de elementos críticos que compuseram todo o processo de formação. O objetivo do texto é, a partir da apresentação das minhas vivências no Programa de Pós-graduação em Educação e como estas provocaram desdobramentos na minha atuação acadêmica, profissional e política, contribuir para uma leitura sobre a história do Programa.

 

Palavras-chave: Memorial Descritivo; PPGE; Trajetória Profissional; Formação Acadêmica.

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Biografia do Autor

Elda Alvarenga (Estácio de Sá - Vila Velha/ES), Faculdade Estácio de Sá de Vila Velha (ES)

Possui graduação em Pedagogia (1996), mestrado em Educação (2004) e doutorado em Educação (2018) pela Universidade Federal do Espírito Santo, cuja tese de doutoramento, intitulada “A inserção das mulheres no magistério capixaba: Desdobramentos possíveis no trabalho docente no estado do Espírito Santo (1845-1920)”, foi eleita pela Secretaria de Cultura do governo estadual, na categoria “Textos históricos sobre o Espírito Santo (2018)”. Atualmente é professora da Faculdade Estácio de Sá de Vila Velha. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, Sociologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, gênero, formação de professores, diversidade sexual; história das mulheres e pesquisa educacional. É membro do Núcleo capixaba de pesquisa em história da educação  - PPGE/Ufes (Nucaphe) e do Núcleo de pesquisa em gênero e sexualidades (Nupeges).

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Publicado

17-12-2018