Campanhas educativas contra os preconceitos na deficiência mental e na AIDS/Homossexualidade - (Im)Possibilidades da Pedagogia

Autores

  • Hiran Pinel Universidade Federal do Espírito Santo
  • Adalvo da Paixão Antonio Costa
  • Helenita Ribeiro Costa Prefeitura Municipal de Vila Velha (PMVV)
  • Denise Queiróz Calmon
  • Maria de Fátima Aleixo Araújo
  • Mônica Ribeiro Mello
  • Dorotéa Sanglard
  • Marta Nunes do Nascimento
  • Paulo Roque Colodote
  • Silvania Martins Afonso

Resumo

Dois projetos de extensão desenvolvidos no então Centro Pedagógico: “Aceitando as diferenças, somos iguais” e o “Escute o grito – aconselhamento aos sexualmente discriminado”. A partir das experiências tecidas nos cotidianos dos projetos e dos pressupostos teóricos de Crochic (1995 a; 1995 b; Gama e Jesus (1994); Costa et al (1992) e Adorno (1965), os/as autoras, analisam em que medida a Pedagogia minimiza os preconceitos acerca da deficiência intelectual e das pessoas soropositivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hiran Pinel, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor Titular da UFES/CE/DTEPE/PPGE. Leciona, pesquisa e é extensionista na graduação presencial e à distância, mestrado, doutorado, especialização, supervisão de pós-doutorado. Pós-Doutorado em Educação pela FAE/UFMG - Área: Conhecimento e Inclusão Social; Pós-Doutorando (em curso) em Educação pela UFES/CE/PPGMPE - Área: Práticas Educativas, Diversidade e Inclusão Escolar; Doutor em Psicologia pelo IP/USP - Área: Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano; Mestre em Educação pelo PPGE/UFES - Área: Desenvolvimento Humano e Processos Educacionais; Graduado: Bacharel e Licenciado Pleno em Psicologia; Formação de Psicólogos; Títulos profissionais (psicólogo): Psicologia Clínica; Psicopedagogia; Licenciado em: Pedagogia, em Filosofia, em Matemática e em Biologia. Tem experiência em administração/ chefia do antigo Departamento de Fundamentos e Orientação Educacional - DFEOE/UFES - de 07/03/2001 a 07/03/2002. Foi o primeiro subchefe do atual Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais - DTEPE - de 01/04/2008 a 08/05/2008. PESQUISA: Linha de pesquisa: "Educação Especial e Processos Inclusivos?. Coordenador do projeto ?guarda-chuva? de pesquisa: "Aprendizagem (e desenvolvimento) humano sob a ótica fenomenológico-existencial: o ser-no-mundo da educação escolar e (não escolar) inclusiva, envolvidos em programas de Educação Especial, Pedagogia Social & Psicopedagogia". Coordenador do: Grufei - Grupo de Fenomenologia, Educação (Especial) & Inclusão; Membro do G-PEFE - Grupo de Pesquisa em Fenomenologia na Educação. ENSINO: Educação Especial e Educação Inclusiva e correlatos. EXTENSÃO: Cursos via Facebook e atendimentos em Educação Especial Hospitalar Escolar e Não Escolar.

Adalvo da Paixão Antonio Costa

Graduado em Artes Plásticas Bacharelado pela Universidade Federal do Espírito Santo (1986); Graduado em Educação Artística Licenciatura pela Universidade Federal do Espírito Santo (1988); Mestre em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (1998); Doutor em Educação pela UAA (2010 - Asunción); Terapeuta em Reiki e Florais, Mestre Reiki Usui, Mestre Karuna Reiki e Mestre Gendai Reiki (Shihan); Psicanalista Clínico. Professor da AEV - FACULDADES INTEGRADAS SÂO PEDRO - FAESA, Campus II, de 1998 a 2015, atuando na graduação e pós-graduação das áreas da Educação e da Saúde; Pesquisador na Linha de Pesquisa Formação e Atuação de Professores - da Educação Básica ao Ensino Superior; Relação Família-Escola; Atua na área de Ensino-Aprendizagem, Arte-educação, Fundamentos da Educação Infantil, Atividades Lúdicas, Estágio Supervisionado, Metodologia da Pesquisa, Educação de Jovens e Adultos, Educação em Saúde e Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). 

Helenita Ribeiro Costa, Prefeitura Municipal de Vila Velha (PMVV)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo(1996). Atualmente é Pedagoga/Professora da Prefeitura Municipal de Vila Velha.

Mônica Ribeiro Mello

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1997). Especialização em Supervisão Escolar pela Universidade Salgado Oliveira -RJ (2000). Habilitação em Educação Especial pela Universidade Federal do Espírito Santo (2004). Mestrado em Educação(Formação de Professores/Tecnologias Educacionais/ Escolarização dos alunos com necessidades especiais) pela Universidade Federal do Espírito Santo (2005). Atualmente Professora da Prefeitura Municipal de Vitória-ES no ensino Fundamental e professora do curso de Pedagogia, Ciências Biológicas da Faculdade FAESA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos, atuando principalmente nos seguintes temas: educação especial/ educação inclusiva, escolarização de jovens e adultos (avaliação, alfabetização, informática educativa) e formação de professores.

Downloads

Publicado

19-12-2018