Teoria Histórico-Cultural e Enfoque Comunicativo: uma experiência cubana sobre o fortalecimento da produção oral em inglês dos profissionais da saúde com a abordagem por tarefas

Autores

  • Santiago Daniel Hernandes Piloto Ramos (UFES/BRA) Programa de Pós Graduação em Educação - Universidade Federal do Espírto Santo (PPGE-UFES)
  • José Ignacio Herrera Rodrígues (UNAE/EC) Universidade Nacional do Equador (UNAE)
  • Gyecell Emma Guevara Fernández (UNAE/EC) Professora da Universidade Nacional do Equador (UNAE)
  • Jesús Alberto Gionzáles Valero (UCMS/Cuba) Universidade de Ciências Médicas de Sancti-Spiritus (Cuba)

Resumo

No processo exploratório desenvolvido neste trabalho se constataram as limitações que os médicos cubanos tinham com o inglês. Portanto, pretendia-se saber como fortalecer a produção oral, em inglês, dos profissionais da saúde que frequentam os cursos de pós-graduação na Universidad de Ciencias Médicas de Sancti Spíritus? Como resposta elaborou-se uma metodologia com o uso do Enfoque Comunicativo por Tarefas para o fortalecimento da produção oral nessa língua. Decidiu-se pelo enfoque dialético materialista e a articulação e complementação de métodos e técnicas de investigação, inter-relacionando o qualitativo e o quantitativo num único processo, para alcançar uma compreensão dos fenômenos e fatos, de acordo com seus contextos de atuação. Realizada no período de 2012-2013, o público-alvo da pesquisa foram médicos que assistiram os cursos. A relevância científica está na metodologia proposta, que tem como peculiaridade fundamental o uso do Enfoque Comunicativo por Tarefas, a partir de um grupo de exigências didáticas e procederes para o fortalecimento da produção oral em Inglês, sustentados desde a abordagem Histórico-Cultural.

 

Palavras chaves: Enfoque Comunicativo por Tarefas. Abordagem Histórico-Cultural Produção Oral em Inglês.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Santiago Daniel Hernandes Piloto Ramos (UFES/BRA), Programa de Pós Graduação em Educação - Universidade Federal do Espírto Santo (PPGE-UFES)

Possui Licenciatura em Língua e Literatura Espanhola e Portuguesa. Licenciatura em Pedagogia. Doutorando do Programa de Pós-graduação em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Vinculado aos Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Pesquisas (NEPEFIL) e Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização, Leitura e Escrita do Espírito Santo (NEPALES), ambos da UFES.

José Ignacio Herrera Rodrígues (UNAE/EC), Universidade Nacional do Equador (UNAE)

Possui Licenciatura em Psicologia e Educação Especial. Mestrado em Ciências da Educação. Doutorado em Ciências Pedagógicas. Diretor do Curso de Educação Inclusiva na Universidade Nacional do Equador (UNAE).

Gyecell Emma Guevara Fernández (UNAE/EC), Professora da Universidade Nacional do Equador (UNAE)

Possui Licenciatura em Língua e Literatura Espanhola. Mestrado em Ciências da Educação. Doutorado em Ciências Pedagógicas. Professora da Universidade Nacional do Equador (UNAE).

Jesús Alberto Gionzáles Valero (UCMS/Cuba), Universidade de Ciências Médicas de Sancti-Spiritus (Cuba)

Possui Licenciatura e Literatura Inglesa. Mestrado em Ciências da Educação. Professor da Universidade de Ciências Médicas de Sancti-Spiritus (Cuba).

Downloads

Publicado

17-12-2018