Teoria Histórico-Cultural e Enfoque Comunicativo: uma experiência cubana sobre o fortalecimento da produção oral em inglês dos profissionais da saúde com a abordagem por tarefas
Resumo
No processo exploratório desenvolvido neste trabalho se constataram as limitações que os médicos cubanos tinham com o inglês. Portanto, pretendia-se saber como fortalecer a produção oral, em inglês, dos profissionais da saúde que frequentam os cursos de pós-graduação na Universidad de Ciencias Médicas de Sancti Spíritus? Como resposta elaborou-se uma metodologia com o uso do Enfoque Comunicativo por Tarefas para o fortalecimento da produção oral nessa língua. Decidiu-se pelo enfoque dialético materialista e a articulação e complementação de métodos e técnicas de investigação, inter-relacionando o qualitativo e o quantitativo num único processo, para alcançar uma compreensão dos fenômenos e fatos, de acordo com seus contextos de atuação. Realizada no período de 2012-2013, o público-alvo da pesquisa foram médicos que assistiram os cursos. A relevância científica está na metodologia proposta, que tem como peculiaridade fundamental o uso do Enfoque Comunicativo por Tarefas, a partir de um grupo de exigências didáticas e procederes para o fortalecimento da produção oral em Inglês, sustentados desde a abordagem Histórico-Cultural.
Palavras chaves: Enfoque Comunicativo por Tarefas. Abordagem Histórico-Cultural Produção Oral em Inglês.