Arte contemporânea: experiências estésicas com Dennis Oppenheim
Resumo
Este trabalho parte de um relato de experiência do Estágio Curricular Supervisionado do Ensino da Arte na Educação Infantil, realizado no segundo semestre do ano de 2018 no curso de Artes Visuais, em uma turma de Grupo 3, com 20 crianças na faixa etária de 3 anos a 4 anos. O projeto desenvolvido “Desenho de Transferência - Desenhando com o sentido do tato”, trouxe a perspectiva da Arte Contemporânea para o ensino da Arte da/na Educação Infantil, a partir do estudo da vida e das obras do artista Dennis Oppenheim. Com ênfase na performance artística “Desenho de Transferência”, a qual dialoga com o projeto da turma, reflete, fundamentada em Archer (2001) e Iavelberg (2017), sobre a Arte Contemporânea para crianças pequenas e, a partir da observação e contato com as crianças no ambiente escolar, finaliza refletindo sobre diferentes propostas de vivenciar, explorar e mediar os processos de ensino aprendizagem da Arte para crianças da Educação Infantil.