Xadrez Digital para Atenção e Concentração no Ensino Fundamental

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Resumo

Na educação o lúdico sempre foi um grande potencial e as crianças naturalmente são atraídas por jogos, devido a interatividade a elas proporcionada. Evidenciando a importância do uso de aplicativos móveis e o jogo de xadrez, no contexto lúdico e pedagógico, este trabalho apresenta uma ferramenta que busca contribuir na aprendizagem e cognição dos alunos do ensino fundamental. Foi desenvolvido um aplicativo móvel, inicialmente para dispositivos móveis (celulares, tablets, etc.) que possuam instalados o sistema operacional android. O aplicativo é um jogo da memória, onde as imagens que geram as combinações, são peças lúdicas de um tabuleiro de xadrez. Foi feito uma pesquisa com alunos em uma escola no Município de Santa Maria de Jetibá, local onde a prática de xadrez faz parte do cotidiano dos alunos. Os resultados mostraram que é possível o uso de aplicativos móveis como uma abordagem metodológica alternativa, no contexto lúdico e pedagógico, para melhorar a atenção e a concentração dos alunos. Portanto, diante dos resultados obtidos, de forma positiva, pode-se perceber a importância do aplicativo desenvolvido, estimulando o desenvolvedor a criar novas funções para o aplicativo, objetivando a interdisciplinaridade, propondo e possibilitando atender outras demandas.

Palavras-chave: Ensino fundamental. Atenção. Concentração. Xadrez.

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Biografia do Autor

Lindomar Tonini, Instituto Federal do Espírito Santo

Pós-graduado em Informática na Educação pelo IFES. Servidor Público Efetivo da Prefeitura Municipal de Santa Maria de Jetibá. 

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Publicado

2019-12-23