Deficiência visual: um estudo de caso no contexto da educação profissional

Autores

Resumo

Apresenta um estudo de caso desenvolvido a partir do ingresso de um jovem com deficiência visual no contexto da educação profissional de um Instituto Federal. Descreve ações desenvolvidas pelo Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas voltadas à inclusão desse aluno, no ano letivo de 2018, na tentativa de garantir a permanência e a aprendizagem dele. Discute o processo de luto vivido pelo jovem em decorrência da deficiência. Conclui que as ações desenvolvidas pelo campus se esbarram em um processo de aceitação da condição de deficiência por parte do estudante, e que o trabalho precisa ser feito em conjuntura com os diversos setores e pessoas da comunidade escolar, a fim extinguir as barreiras atitudinais, metodológicas, físicas e comunicacionais impostas.  

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ANDRESSA DIAS KOEHLER, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES)

Profa. Dra. do Departamento de Linguagens, Cultura e Educação (DLCE) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Doutora e Mestre em Educação. Graduada em Letras Português. Atua na área de Letras e na de inclusão de pessoas com deficiência visual.

JOSUÉ RÊGO DA SILVA, Instituto Federal do Espírito Santo

Mestre em Educação (Ufes); tradutor e intérprete de Libras.

Downloads

Publicado

29-07-2020 — Atualizado em 31-07-2020

Versões

Edição

Seção

Artigos