Esta é uma versão desatualizada publicada em 2020-07-31. Leia a versão mais recente.

Narrativas e Memórias de Estudantes Gays e Lésbicas na Educação do Campo

Autores

  • Ilrismar Oliveira dos Santos

Palavras-chave:

Narritvas, Memórias, Educação do Campo, Gênero, Sexualidades

Resumo

O presente artigo é oriundo do projeto de pesquisa acerca das memórias e narrativas dxs jovens LGBTs do campo, especificamente, do município de Prado, Estado da Bahia, bem como em cenas de memórias autobiográficas. A proposta se insere nas atividades do Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências da Universidade Federal do Sul da Bahia. O artigo tem como objetivo narrar, brevemente, as lembranças traumáticas ou não dos indivíduos dissidentes na área campesina do referido município. Salienta-se que a necessidade dessas narrativas se postula na premissa de que pouco ou quase nunca se fala do agir coercitivo, da sexualidade e seus afetos em áreas campestres. O texto “desnuda” pesquisador e pesquisadxs de modo horizontal, ou seja, sem sobreposições, uma vez que as diferentes questões culturais estabelecem uma relação de verticalidade nos sujeitos deste texto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BONI, Valdete; QUARESMA, Sílvia Jurema. Aprendendo a entrevistar: como fazer entrevistas em Ciências Sociais. Revista Eletrônica dos Pós-Graduandos em Sociologia Política da UFSC, v. 2, n 1, p. 68-80, jan/jul.2005

BOURDIEU, Pierre. A ilusão biográfica. In: AMADO, Janaína; FERREIRA, Marieta de Moraes. Usos e abusos da história oral. 8. Ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006. p. 183-191.

BRAGA, Laíra Assunção; MACHADO, Thiago Pereira; OLIVEIRA, Luciano. Entre o temor e a resistência: o demônio da boneca e o “viadinho” abusado. Periódicus, Salvador, v. 1, n. 9, p. 75-86, 2018.

BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

DODSWORTH-MAGNAVITA, Alexey. O surgimento dos homossexuais. Revista Filosofia: ciência & vida, São Paulo, n. 70, p. 14-22, mai 2012.

GONTIJO, Fabiano; ERICK, Igor. Diversidade sexual e de Gênero, Ruralidade, Interioridade e Etnicidade no Brasil: Ausências, Silenciamentos e... Exortações. ACENO, v. 2, n. 4, p. 24-40, ago/dez. 2015.

COUTO JUNIOR, Dilton Ribeiro; POCAHY, Fernando; OSWALD, Maria Luiza Magalhães Bastos. Crianças e infâncias (im)possíveis na escola: dissidências em debate. Periódicus, Salvador, v 1, n.9, p. 55-74, maio/out. 2018.

LOURO, Guacira Lopes. Pedagogias da sexualidade. In: LOURO, Guacira Lopes (org). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2019. p. 9-42.

MARANHÃO, Eduardo Meinberg de Albuquerque. Sai desse corpo que esse caminho não te pertence! Pessoas trans* e ex-trans* em (re/des) caminhos de gênero, corpo e alma. RBHR, Ano 8, n. 24, jan/abr. 2016.

MELO, Silas Nogueira de. Educação no campo e Educação rural: distinção necessária para compreensão da realidade geográfica. 2011. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) – Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”, Rio Claro, São Paulo, 2011.

NOGUEIRA, Luísa Magalhães et al. O método de história de vida: a exigência de um encontro em tempos de aceleração. Pesquisas e Práticas Psicossociais, São João del Rei, p. 466-485, mai/ago. 2017.

PAIVA, Pedro Henrique Azevedo da Silva. Arco-íris no campo: Etnografia da “Homossexualidade” masculina no ambiente rural. Cadernos de Gênero e Diversidade, v. 1, n. 1, p. 75-95, 2015.

POLLAK, Michael. Memória, esquecimento, silêncio. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, p. 3-15, 1989.

RODRIGUES, Ana Maria Baía; SARMENTO-PANTOJA, Augusto. As estratégias da memória perante o trauma. Dossiê literatura de minorias e margens da história, Santa Maria, n. 4. p. 62-69, nov. 2010.

SILVA, Luan Layzon Souza; LEITE JUNIOR, Francisco Francinete. Homofobia na escola: Problematizando gênero e sexualidade entre estudantes do ensino médio. Cadernos de Gênero e Diversidades,v. 2, n. 2, p. 30-37, jul/dez. 2016.

SILVA, Paulo de Tássio Borges da. Bullying homofóbico: Reminiscências de jovens homossexuais da educação básica do município de Teixeira de Freitas-Bahia. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL ENLAÇANDO SEXUALIDADES, 9., 1994, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: USP, 1994. p. 16-29.

Downloads

Publicado

2020-07-29 — Atualizado em 2020-07-31

Versões

Edição

Seção

Dossiê