EDUCAÇÃO INTERCULTURAL
INTEGRAÇÃO DE CRIANÇAS BRASILEIRAS NO PRIMEIRO CICLO DO ENSINO BÁSICO PORTUGUÊS
Palavras-chave:
Diversidade cultural. Educação intercultural. Integração escolar.Resumo
Portugal é um país que possui considerável fluxo migratório e se reconhece como multicultural tendo, segundo o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), entre as diversas nacionalidades residentes, a brasileira como a mais representativa. Devido a sua configuração multicultural, o Ministério da Educação português tem adotado uma política voltada para a referida característica em seus documentos educacionais. Este artigo é um recorte da pesquisa de mestrado defendida em 2016 na Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, o qual investigou como os processos de integração de crianças brasileiras ocorrem no 1ª ciclo do Ensino Básico português. Neste trabalho é apresentado o olhar de cinco professores/as do sistema de ensino português sobre seus respectivos alunos brasileiros, a partir da pesquisa qualitativa, de caráter analítico interpretativo, desenvolvida com base num inquérito por questionário. Os resultados desse estudo apontaram na direção de que as crianças brasileiras encontram-se integradas ao sistema de ensino português e que a referida integração se concretiza em caráter assimilacionista, bem como as práticas dos respectivos professores.
Palavras-chave: Diversidade cultural. Educação intercultural. Integração escolar.
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