Relato de experiência

Covid-19 versus Google Classroom no ensino remoto da UFES

Autores

  • Ademilson Marques de Oliveira Poder Executivo/ Servidor Público do Estado do Espírito Santo

Palavras-chave:

Ensino remoto. Universidade Federal do Espírito Santo. Google Classroom.

Resumo

O estado do Espírito Santo, bem com as demais regiões brasileiras, foi afetado pela crise sanitária causada pela Covid 19, que aflige toda a humanidade e, nesse sentido, a Universidade Federal do Espírito Santo, em 2020, precisou adaptar seu funcionamento às novas condições impostas pela pandemia, sobretudo no que se refere ao distanciamento social, que levou à implementação do ensino remoto em grande parte das instituições educacionais brasileiras. Desse modo, nosso estudo parte da seguinte questão problema: por que é importante buscar compreender a perspectiva do aluno no processo de ensino e aprendizagem na utilização do Google Classroom? Assim, buscamos demonstrar a importância de enxergar o aluno como centro da atenção, a fim de proporcionar um ensino qualitativo. As reflexões deste trabalho decorrem de nossa experiência como discentes na disciplina de Biologia/Embriologia, no curso de graduação em Terapia Ocupacional na UFES. Conclui-se que o Classroom é um software de grande valia pois trata-se de uma ferramenta necessária no ensino remoto da UFES. Finalmente, sugere-se curso de aperfeiçoamento do uso dessa ferramenta tecnológica para professores e alunos para seu uso no período pós-pandêmico diante da possibilidade da implementação do ensino híbrido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ademilson Marques de Oliveira, Poder Executivo/ Servidor Público do Estado do Espírito Santo

Ademilson Marques de Oliveira é natural de Afonso Cláudio - ES. Nos últimos dez anos têm atuado como servidor público concursado. No CREFITO-2 - ES/RJ trabalhou de março de 2008 a novembro de 2010; Na Prefeitura de Serra, ES entre os anos de 2011 a 2012; E no Instituto de Pesos e Medidas do Estado do ES - Órgão Delegado do INMETRO de 2012 a 2017. Minhas atribuições foram voltadas para as áreas administrativas e de fiscalização. É formado em Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade Católica de Brasília e Licenciatura em História pelo Claretiano-Centro Universitário. Têm Pós-graduação em Gestão Educacional Integrada: Administração, Supervisão, Orientação e Inspeção. É Pós-Graduado em nível de Especialização em Informática na Educação pelo IFES. E é Especialista em Filosofia e Psicanálise pela UFES.

Referências

ANJOS, A. M. Tecnologias da informação e da comunicação, aprendizado eletrônico e ambientes virtuais de aprendizagem. In: MACIEL, C. Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Cuiabá: EdFMT, 2012. p. 11-58.

DINIZ, M. Prática adequada aos adultos. Nova Escola, São Paulo, n. 227, 2009.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GOOGLE SALA DE AULA. Como podemos ajudá-lo? Suporte Google, 2017. Disponível em: https://support.google.com/edu/classroom/?hl=pt-BR#topic=6020269. Acesso em: 6 set. 2021.

GONÇALVES, M. T. L.; NUNES, J. B. C. Tecnologias de informação e comunicação: limites na formação e prática dos professores. Educação e Comunicação, n. 16, 1-18, 2006. Disponível em: http://www.radiofaced.ufba.br/twiki/pub/GEC/TrabalhoAno2006/tecnologias_de_informacao.pdf. Acesso em: 06 set. 2021.

WORLD HEALTH ORGANIZATION, WHO. Coronavirus disease (COVID-19) pandemic. WHO, s. d, n. p. Disponível em: https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019. Acesso em: 06 set. 2021.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO, UFES. Instrução Normativa nº 03/2020. Estabelece condições e procedimento referentes à prestação de contas do Auxílio Emergencial de Inclusão e de Acessibilidade Digital. Vitória, 5 set. 2020a. Disponível em: https://proaeci.ufes.br/sites/proaeci.ufes.br/files/field/anexo/inclusao_digital_instrucao_normativa_prestacao_contas-05-set_0.pdf. Acesso em: 06 set. 2021.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO, UFES. Instrução Normativa Conjunta nº 1, de 09 de setembro de 2020. Estabelece diretrizes necessárias para garantir respeito aos direitos de imagem e direitos autorais decorrentes das atividades de ensino durante o EARTE. Vitoria, 9 set. 2020b. Disponível em: https://coronavirus.ufes.br/sites/coronavirus.ufes.br/files/field/anexo/instrucao_normativa_conjunta_n_1_de_09_de_setembro_de_2020.pdf. Acesso em: 06 set. 2021.

VALENTE, J. A. O computador e o conhecimento: repensando a educação. São Paulo: Gráfica Unicamp, 1999.

Downloads

Publicado

30-12-2022