A Cultura visual na Educação Infantil:

observações práticas do/no ensino de arte na contemporaneidade

Autores

  • Paulo Silva Sangi Universidade Federal do Espírito Santo

Palavras-chave:

Cultura visual, Educação Infantil, Leitura de imagens

Resumo

O artigo faz parte de uma reflexão teórica a partir de uma proposta de intervenção pedagógica durante uma experiência de estágio infantil em Artes Visuais pela Universidade Federal do Espírito Santo. Tem como referência as discussões sobre cultura visual e a forma como elas se fazem presentes na realidade das crianças do grupo 6 de um Centro de Educação Infantil de Vitória/ES e, para isso, fundamenta-se em Barbosa (2008), Franz (2008), Araújo e Oliveira (2013). Apresenta, como corpus de análise, as imagens representadas pelas animações infantis populares, em 2019, diante da possibilidade de aplicação da colagem artística referenciada na obra da artista Domitila de Paulo como processo criativo e lúdico da experimentação artística das crianças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAÚJO, G. C.; OLIVEIRA, A. A. Sobre Métodos de Leitura de imagem no ensino da arte contemporânea. In: Imagens da Educação, v. 3, n. 2, p. 70-76, 2013.

BARBOSA, Maria Helena Rosa. A Máscara e a Face: “proposta de instrumento de

mediação e análise crítica” de uma obra de arte em educação não-formal. In: Anais

do 17° Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes

Plásticas Panorama da Pesquisa em Artes Visuais – 19 a 23 de agosto de 2008 –

Florianópolis.

FRANZ. Teresinha Sueli. Os estudantes e a compreensão crítica da arte. In: Revista

Imaginar. Assoc. de Professores de Expressão e Comunicação Visual. N. 47. Editora:

Teresa Eça, Pp. 4-11. Jan/2008.

FRANZ, Teresinha Sueli; GRALIK, Thais Paulina. Instrumento de Mediação e Análise

Crítica de uma Imagem. In: Revista Digital Art& - ISSN 1806-2962 - Ano IV - Número

- Outubro de 2006.

GIRARDELLO, G. Imaginação: arte e ciência na infância. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 22, n. 2, p. 75–92, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643263. Acesso em: outubro de 2021.

MARTINS, Mirian; PICOSQUE, Gisa. Mediação cultural para professores andarilhos na cultura. São Paulo: Editora Arte por escrito/Rizoma Cultural. Content Stuff, 2008.

SANTINO, Renato. A década do streaming: tecnologia mudou a forma de consumir música. Olhar Digital, 2019. Disponível em: < https://olhardigital.com.br/2019/12/12/retrospectiva-2009-a-2019/a-decada-do-streaming-tecnologia-mudou-a-forma-de-consumir-midia/>, acesso em outubro de 2021.

OSTETTO, Luciana Esmeralda. Educação infantil e Arte: sentidos e práticas possíveis. Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. 2011. Disponível em:<https://acervodigital.unesp.br/handle/123456789/320>Acesso em novembro de 2019.QUEIROZ, P. P. de. (2014). A arte na educação para a compreensão da cultura visual. In: RevistAleph (14). https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i14.39016

Downloads

Publicado

31-12-2021