O ato corporal e a experienciação artística como meio de aprendizagem:

construções e performances na Educação Infantil a partir de obras de Hélio Oiticica

Autores

  • Júlia Ramalho Universidade Federal do Espírito Santo
  • Dante de Castro Universidade Federal do Espírito Santo

Palavras-chave:

Estágio, Hélio Oiticica, Experiência, Arte/Educação

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar o projeto artístico e docente de ambientação e performance desenvolvido com crianças pequenas a partir da experiência de estágio em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), no qual foi realizado um trabalho de arte/educação situado na construção de momentos experimentais baseados em obras de Hélio Oiticica. Pretende, ainda, redimensionar a prática pedagógica e de pesquisa em apontamentos da experiência do/no ensino de arte, para isso, centra a escrita dentro de uma perspectiva descritiva e, por meio dos acontecimentos relatados, traça reflexões diante de leituras e de aproximações subjetivas. Fundamenta-se teoricamente em autores como Oiticica (1965), Braga, Machado, Oliveira (2018), Salomão (2015), Larrosa (2002), Couto Junior, Pocahy e Oswald (2018) e na BNCC (2017). Finaliza inferindo que existem possibilidades de ser que não precisam se encaixar na binaridade do masculino e do feminino; que existem muitas maneiras de ser menina, muitas de ser menino e muitas mais ainda de ser criança e de brincar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRAGA, Laíra Assunção; MACHADO, Thiago Pereira; OLIVEIRA, Luciano. Entre o temor e a resistência: o demônio da boneca e o “viadinho” abusado. Periódicus, Salvador, v. 1, n. 9, p. 75-86, 2018.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017.

COUTO JUNIOR, Dilton Ribeiro; POCAHY, Fernando; OSWALD, Maria Luiza Magalhães Bastos. Crianças e infâncias (im)possíveis na escola: dissidências em debate. Periódicus, Salvador, v 1, n.9, p. 55-74, maio/out. 2018.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Rev. Bras. Educ. [online]. 2002, n. 19.

OITICICA, Hélio. ‘A Dança na Minha Experiência, anotação em diário, 12 de Novembro de 1965’. Republicado em: Figueiredo, Pape, & Salomão, (eds.), p.74.

SALOMÃO, Waly. Hélio Oiticica: qual é o parangolé? E outros escritos. 3ª edição. São Paulo: Companhia das Letras, 26 de maio de 2015.

Downloads

Publicado

31-12-2021