Inventários infantis

corpos, espaços e materialidades

Autores

  • Ana Paula Ximenes Ferreira Universidade Federal do Espírito Santo

Palavras-chave:

Arte/educação, Educação Infantil, Corpo, Materialidade, Neoconcretismo

Resumo

O presente artigo tem como objetivo, a partir da experiência de estágio docente, discorrer sobre as possibilidades de ativar os corpos das crianças que habitam os centros de Educação Infantil, desterritorializando os espaços das salas de atividades e propiciando a interação com diferentes e possíveis materialidades que têm à sua disposição. Para tanto, fundamenta-se em Martins e Picosque (2012), Góes (2021) e Cunha (2021), realizando apontamentos sobre o conservadorismo no ensino da arte, presente nos espaços dos centros de educação, que afasta a contemporaneidade e mantém os métodos tradicionais. Dialoga com as possibilidades apontadas na Base Nacional Comum Curricular — BNCC (BRASIL, 2018), frisando sobre o compromisso necessário das instituições e profissionais da educação para uma educação condizente com o tempo em que vivemos.

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Referências

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Publicado

31-12-2021