Processos formativos de estudantes pesquisadoras/es de Artes Visuais:

concepções contemporâneas e seus desdobramentos

Autores

  • Margarete Sacht Góes Universidade Federal do Espírito Santo
  • Maria Angélica Vago-Soares Universidade Federal do Espírito Santo

Palavras-chave:

Formação docente, Estágio, Ensino da Arte, Educação Infantil

Resumo

O presente artigo objetiva refletir sobre os processos formativos de estudantes pesquisadoras/es de Artes Visuais a partir de concepções contemporâneas de se pensar o ensino da arte com e para crianças pequenas. Fundamenta-se teoricamente em autoras/es como Freire (2011; 2013), Nóvoa (1992; 2001), Pimenta e Lima (2012), Pimenta e Ghedin (2012) e, Martins e Picosque (2007; 2012). Metodologicamente, dialoga a partir de fragmentos das narrativas das/os estudantes pesquisadoras/es que vivenciaram, na Universidade Federal do Espírito Santo – UFES, a disciplina de Estágio Curricular Supervisionado em Artes Visuais na Educação Infantil no modelo presencial, no ano de 2019, e, em 2020, no modelo EARTE – Ensino Aprendizagem Remoto Temporário e Emergencial. Finaliza (re)pensando o ensino da arte numa perspectiva contemporânea, colaborativa e inventiva, mas, demarcando os atravessamentos a partir do desmantelamento da educação e do retrocesso das políticas públicas voltadas para a formação docente.

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Publicado

31-12-2021