As TIC’s e as práticas docentes no ensino remoto de Química

Autores

  • James Washington Alves dos Santos Santos Instituto Federal - Alagoas https://orcid.org/0000-0002-5491-3716
  • José Adriano Santos Instituto Federal de Alagoas - IFAL, aluna do curso de Pós Graduação - Educação Profissional.

Palavras-chave:

Plataformas digitais de ensino. Ensino remoto. Práticas docentes.

Resumo

Neste artigo é feito um estudo sobre como o uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC’s) podem impactar as práticas docentes e o quão importante estão sendo tais tecnologias, as quais, inclusive, se mostraram como via prática, para darmos continuidade ao processo de ensino e aprendizagem, respeitando as exigências das autoridades de saúde de mantermos o isolamento social. Diante deste cenário é feita uma análise de como as plataformas digitais e os diversos recursos tecnológicos podem contribuir no ensino da Química, no âmbito do ensino médio integrado. E para isso propõe-se um plano de aula sobre o tópico: Tabela Periódica, utilizando a plataforma digital Google Classroom e sua ferramenta para encontros online, Google Meet, e outros recursos tecnológicos como o Padlet e aplicativos.

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Biografia do Autor

James Washington Alves dos Santos Santos, Instituto Federal - Alagoas

É graduado em Ciências Sociais (Bacharelado e Licenciatura) e mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (Araraquara), com estágio no Centro de Estudos Sociais - CES, em Portugal. É vinculado ao grupo de pesquisa: Trabalho, Educação e Desenvolvimento e ao Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Emoções, Sociedade, Poder, Organizações e Mercado - NESPOM, fazendo trabalhos nas áreas de Sociologia do Poder e Recrutamento de Elites, Sociologia da Religião e Mercado de Bens Simbólicos.

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Publicado

30-12-2022