Discurso e poder:
O negro na história e memória da educação
Palavras-chave:
História e memória. História da Educação. Educação e negritude; Lei 10.639/03.Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar, por meio de uma pesquisa qualitativa com base investigativa bibliográfica, narrativas outras que problematizem a exclusão dos(as) negros(as) na educação. O presente estudo busca refletir sobre a história da educação do povo negro e seu apagamento na História e Memória da Educação Brasileira, além de destacar a necessidade da produção de pesquisas abordando conteúdos e temáticas dessa natureza. Assim nos apropriamos da perspectiva de discurso de Foucault (1996), para compreender as relações de poder, e da conceituação de epistemicídio de Carneiro (1995), enquanto ferramenta ideológica de supressão de narrativas. Como resultado, observamos que estudos têm apresentado fortes evidências que retratam as relações educativas e o protagonismo de afro-brasileiros em instituições de ensino, bem como no próprio movimento negro enquanto movimento educador. No entanto, para descolonizar o discurso, ainda há necessidade de se promover e incentivar, nas universidades e espaços de formação de professores, movimentos contra-hegemônicos de valorização da história do povo negro em diáspora.
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