Discurso e poder:

O negro na história e memória da educação

Autores

  • Joelma dos Santos Rocha Trancoso IFES
  • Professor Antonio Henrique Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática/IFES
  • Professora Maria Dayana Secretaria municipal de educação da Serra

Palavras-chave:

História e memória. História da Educação. Educação e negritude; Lei 10.639/03.

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar, por meio de uma pesquisa qualitativa com base investigativa bibliográfica, narrativas outras que problematizem a exclusão dos(as) negros(as) na educação. O presente estudo busca refletir sobre a história da educação do povo negro e seu apagamento na História e Memória da Educação Brasileira, além de destacar a necessidade da produção de pesquisas abordando conteúdos e temáticas dessa natureza. Assim nos apropriamos da perspectiva de discurso de Foucault (1996), para compreender as relações de poder, e da conceituação de epistemicídio de Carneiro (1995), enquanto ferramenta ideológica de supressão de narrativas. Como resultado, observamos que estudos têm apresentado fortes evidências que retratam as relações educativas e o protagonismo de afro-brasileiros em instituições de ensino, bem como no próprio movimento negro enquanto movimento educador. No entanto, para descolonizar o discurso, ainda há necessidade de se promover e incentivar, nas universidades e espaços de formação de professores, movimentos contra-hegemônicos de valorização da história do povo negro em diáspora.

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Biografia do Autor

Joelma dos Santos Rocha Trancoso, IFES

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES. Mestra  e doutoranda em Educação em Ciências e Matemática pelo Instituto Federal do Espírito Santo - IFES. Professora estatutária no município da Serra/ES, e atualmente exerce a função de assessora pedagógica na Coordenação de Estudos Étnico-raciais - CEER/Sedu/Serra. 

Professor Antonio Henrique , Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática/IFES

Prof. Dr. do Instituto Federal de Educação do Espírito Santo. Docente e pesquisador no campo da História da Educação Matemática e Educação Profissional, com foco na Formação de Professores, no Currículo e na Prática Pedagógicas. Possui doutorado em Educação (FE-Unicamp), Mestrado em Educação (CE-UFES), Graduado em Licenciatura de Matemática. É Coordenador do Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (Ifes) e docente do Programa de Mestrado Profissional Educação em Ciências e Matemática (IFES). Coordenador de Grupo de Pesquisa Educação Básica e Educação Profissional (GEPEBE). Coordenador do Sub Projeto Projeto Pibid - Matemática de Iniciação à Docência.

Professora Maria Dayana , Secretaria municipal de educação da Serra

Maria Dayana Santos Damaceno é Licenciada em Pedagogia pela UFES, Pós graduada em Gestão Escolar Integrada, Professora de Educação Infantil e Séries Iniciais na Rede Municipal de Ensino da Serra e atualmente exercendo a função de  Assessora Pedagógica na Gerência de Educação Infantil.

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Publicado

30-12-2022