Desafios do trabalho docente durante a pandemia: Trabalho remoto e as condições de trabalho dos professores da Grande Vitória – ES
Challenges of teaching work during the pandemic: Remote work and the working conditions of teachers in Greater Vitória - ES
Palavras-chave:
Trabalho Docente, Ensino Remoto, PandemiaResumo
O presente artigo enquadra-se numa pesquisa exploratória de caráter qualitativo utilizando o questionário para levantamento de dados buscando captar os principais desafios do trabalho docente durante a pandemia do coronavírus no ano de 2020 e primeiro semestre do ano de 2021 dos professores que atuam nas Redes Municipais de Cariacica, Serra, Vitória e Vila Velha, e na Rede Estadual do Espírito Santo. A partir de uma leitura de Bauman (2001) e Brettas (2020) se problematiza a mercantilização da vida e as dificuldades de garantir o direito educacional sem pôr em risco a vida dos docentes e discentes, reforçando o papel da escola como espaço de conscientização e formação de cidadãos autônomos e críticos apesar dos inúmeros discursos anticientíficos que disputavam com os professores que com os poucos recursos disponíveis se empenhavam para propor estratégias de ensino remoto durante a pandemia.
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