O Uso das Tecnologias no Processo Educativo: Uma análise da atuação do supervisor escolar na mediação com docentes e tecnologias digitais

The Use of Technologies in the Educational Process: An analysis of the school supervisor’s role in mediating with teachers and digital technologies

Autores

Palavras-chave:

Sociedade da informação, Tecnologias digitais, Supervisor pedagógico

Resumo

O presente texto apresenta um recorte de uma pesquisa em andamento de dissertação de mestrado profissional desenvolvida na Universidade estadual do Maranhão (UEMA) e que tem por objetivo analisar sobre as tecnologias digitais no processo educativo e a atuação do supervisor pedagógico na mediação desses dispositivos com os professores. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa, realizada mediante a consulta em pesquisas bibliográficas. Os resultados obtidos, embora parciais, tornaram evidente que para a garantia de uma aula mais dinâmica e interessante, resultante de uma prática pedagógica transformadora, faz-se importante o uso das tecnologias como dispositivos de aprendizagem. Sem a pretensão de oferecer soluções definitivas, ao longo do artigo exploramos o papel desempenhado pelos supervisores na promoção de uma cultura escolar que valoriza e incorpora inovações tecnológicas de modo a gerar um ambiente de aprendizado enriquecido.

Biografia do Autor

  • Sannya Fernanda Nunes Rodrigues, Universidade Estadual do Maranhão

    Professora Adjunta da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), ligada ao Departamento de Educação (DEPE). Graduada em Pedagogia e especialista em Coordenação Pedagógica pela UFMA. Mestra e doutora em Multimédia em Educação pela Universidade de Aveiro, Portugal (reconhecido pela UFRJ). Fez seu pós-doutorado na área da Interdisciplinaridade no Programa de Pós-graduação em Cultura e Sociedade (PGCult/ UFMA), com bolsa CAPES. Leciona nos programas de pós-graduação stricto sensu como professora permanente: PGCult (UFMA), no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UEMA, onde atua também como vice-coordenadora e RENOEN, doutorado em ensino. É coordenadora da Avaliação da Graduação da Uema. É da equipe editorial da revista RICS do PGCult e revisora de outros periódicos. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Tecnologias Educacionais, Neurociência e Afetividade (GEP-TNA). Participa dos grupos de pesquisa: GEP-TED (UFMA-PGCult), Grupo de Currículo na Educação Básica (UFMA_ PPGEB), GEFORP (UEMA), ECult (UFS) e GECES (UNIT-SE). Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Membro do Colegiado do Fórum dos Mestrados Profissionais em Educação -Fompe e do Forpred Nacional e Nordeste. Tem experiência na área interdisciplinar e na área Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: interdisciplinaridade a partir dos estudos das narrativas hipertextuais no jornalismo, políticas públicas para o ensino superior, sociologia das redes, cultura do digital, competências socioemocionais; e no âmbito da educação, atua na área do currículo, formação continuada, avaliação da aprendizagem, afetividade, desenvolvimento profissional, tecnologia educativa, educação especial e inclusiva; aprendizagem em comunidades virtuais de aprendizagem; meta-afetividade em práticas colaborativas em ambientes online.

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Publicado

20-05-2025