O Uso das Tecnologias no Processo Educativo: Uma análise da atuação do supervisor escolar na mediação com docentes e tecnologias digitais
The Use of Technologies in the Educational Process: An analysis of the school supervisor’s role in mediating with teachers and digital technologies
Palavras-chave:
Sociedade da informação, Tecnologias digitais, Supervisor pedagógicoResumo
O presente texto apresenta um recorte de uma pesquisa em andamento de dissertação de mestrado profissional desenvolvida na Universidade estadual do Maranhão (UEMA) e que tem por objetivo analisar sobre as tecnologias digitais no processo educativo e a atuação do supervisor pedagógico na mediação desses dispositivos com os professores. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa, realizada mediante a consulta em pesquisas bibliográficas. Os resultados obtidos, embora parciais, tornaram evidente que para a garantia de uma aula mais dinâmica e interessante, resultante de uma prática pedagógica transformadora, faz-se importante o uso das tecnologias como dispositivos de aprendizagem. Sem a pretensão de oferecer soluções definitivas, ao longo do artigo exploramos o papel desempenhado pelos supervisores na promoção de uma cultura escolar que valoriza e incorpora inovações tecnológicas de modo a gerar um ambiente de aprendizado enriquecido.
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