Avaliação de egressos do curso técnico de nível médio em Administração do CPS: formação escolar e inserção profissional

Evaluation of graduates from the technical high school course in Administration at CPS: educational training and professional insertion

Autores

Palavras-chave:

Curso técnico em Administração, Egresso do curso técnico em Administração, Formação profissional

Resumo

O curso técnico de nível médio em Administração focaliza a preparação dos alunos egressos para a inserção profissional no mercado de trabalho formal, informal e autônomo. Assim, este artigo apresenta os resultados parciais de uma pesquisa que analisou a formação Técno-profissional e a inserção no mercado de trabalho de alunos egressos do curso técnico de nível médio em Administração do Centro Paula Souza (CPS). Para dar conta desse objetivo, optou-se pela abordagem qualitativa de pesquisa, cujos dados foram obtidos por meio da realização de uma entrevista semiestruturada com seis egressos de uma unidade do CPS. Os depoimentos dos participantes foram organizados, discutidos e analisados na perspectiva da Análise de Prosa. Os resultados mostram que os participantes da pesquisa têm uma visão positiva acerca da aprendizagem desenvolvida no curso, o que contribuiu significativamente para sua inserção no mercado de trabalho, bem como para a sua atuação profissional.

Biografia do Autor

  • Rosângela Sofiste Teodoro, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

    Mestre em Educação pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), Professora do Centro Paula Souza. 

  • Nonato Assis de Miranda, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

    Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). 

  • Ailton Tenório da Silva , Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

    Mestre em Educação pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), Professor da Secretaria Municipal de São Caetano do Sul. 

  • Maurício Costa Carvalhinhos, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

    Mestrando em Educação pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), Coordenador do Senac. 

  • Leandro Campi Prearo, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

    Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo, Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação.

Referências

ANDRÉ, Marli Elisa D. Afonso. Textos, contextos e significados: algumas questões na análise de dados qualitativos. Cadernos de Pesquisa, nº 45, p. 66-71, maio/1983,.

ARAÚJO, Almério M.; DEMAI, Fernanda M. Currículo Escolar em Laboratório: a educação Profissional e Tecnológica. São Paulo: Centro Paula Souza, 2019.

BÓGUS, Cláudia Maria et al. Conhecendo egressos do curso técnico de Enfermagem do PROFAE. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 45, n. 4, p. 945-952, 2011.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 1990.

BRASIL. Catálogo nacional de cursos técnicos. 4. ed. Brasília-DF, 2021. Disponível em: https://www.educacao.df.gov.br/wp-conteudo/uploads/2022/01/catalogogerado.pdf Acesso em: 26 mai. 2024.

BRASIL. Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 10 mar. 2020.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm Acesso em: 20 jan. 2024.

BRASIL. Resolução CNE/CP nº 1, de 5 de janeiro de 2021. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=167931-rcp001-21&category_slug=janeiro-2021-pdf&Itemid=30192 Acesso em: 18 fev. 2024.

CASAGRANDE, Elisabeth do Carmo Mendes; HENRIQUES, Francelino Alves. Avaliação socioeconômica e a inserção no mercado de trabalho dos alunos egressos curso técnico em química do IFSU –campus Barbacena. In: Encontro Nacional de Ensino de Química; Encontro de Educação Química da Bahia. Anais...Salvador: UFBA, 2012, p. 1-12.

CRESWELL, John W. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. Trad. Sandra M. da Rosa. Rev. tec. Dirceu da Silva. 3. ed. Porto Alegre: Penso, 2014.

CRESWELL, John W. Qualitative inquiry and research design: Choosing among five traditions. Thousand Oaks, CA: Sage, 1998.

CRUZ, Keyla de Souza Lima; SOUSA, Antônia de Abreu; CARNEIRO, Isabel Magda Said Pierre. A qualificação profissional dos egressos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará–IFCE. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 1, n. 6, p. 85-94, 2016.

GIBBS, Graham. Análise de dados qualitativos. Trad. Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2009.

HELAL, Diogo H.; ROCHA, Maíra. O discurso da empregabilidade: o que pensam a academia e o mundo empresarial. Cadernos EBAPE. Br, Rio de Janeiro, v. 9, n. 1, 39-154, jan./mar. 2011.

LOPONTE, Luciana Neves. Juventude e educação profissional: um estudo com alunos do IFSP. São Paulo: Novas Edições Acadêmicas, 2015.

MASON, Mark. Sample size and saturation in Phd studies using qualitative interviews. Forum qualitative social research, Berlin, v. 11, n. 3, p. 1-19, sep. 2010.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Amostragem e saturação em pesquisa qualitativa: consensos e controvérsias. Revista Pesquisa Qualitativa. São Paulo (SP), v. 5, n. 7, p. 01-12, abril. 2017.

MONDINI, Vanessa Edy Dagnoni; FRONTELI, Marcio Henrique; MARTINEZ, Christina Hipólito. avaliação dos egressos do curso técnico de administração do IFSC: formação profissional, empregabilidade e continuidade dos estudos. Revista NUPEM, Campo Mourão, v. 12, n. 25, p.105-123, jan./abr. 2020.

NIQUITO, Thais W.; ELY, Regis A.; RIBEIRO, Felipe G. Avaliação de Impacto das Assistências Técnicas do Sistema S no Mercado de Trabalho. RBE, Rio de Janeiro, v. 72, n. 2, p. 196-216, abr./jun. 2018.

RODRIGUES, Claudio Henrique Viegas. A condição de empregabilidade de egressos do curso técnico em Administração do Colégio Universitário UFMA. 129f. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2015.

SACRISTÁN, José G; Gómez, A.I. Perez. Compreender e Transformar o ensino. Porto Alegre: Artmed, 1998.

SEVERNINI, Edison Roberto; ORELLANO, Verônica Inês Fernandes. O efeito do ensino profissionalizante sobre a probabilidade de inserção no mercado de trabalho e sobre a renda no período pré-planfor. Economia, v. 11, n. 1, p. 1-22, jan./abr. 2010.

SILVA, Danielle Chagas Pereira da; GRAZZIANO, Carlos Roberto; CARRASCOSA, Andréa Corrêa. Satisfação profissional e perfil de egressos em fisioterapia. ConScientiae Saúde, v. 17, n. 1, p. 65-71, 2018.

SILVA, Daniel Rocha et al. A atuação do egresso do curso técnico em administração no mercado de trabalho. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, vol. 1, p. 6-17, 2020.

SPOSITO, Marília P.; CARRANO, Paulo C. R. Juventude e políticas públicas no Brasil. Revista Brasileira de Educação, [S.l.], v. 3, n. 24, p. 16-39, set./dez. 2003.

Downloads

Publicado

20-05-2025