Estágio Supervisionado na Educação Básica

Narrativas formativas dos estudantes de Licenciatura em Computação

Autores

Palavras-chave:

. Formação docente, Estágio supervisionado, Saberes docentes

Resumo

Esse texto tece reflexões acerca das narrativas formativas dos estudantes de Licenciatura em Computação do campus Valença-BA, a partir da análise do relatório final apresentado no Seminário de Estágio como atividade obrigatória da disciplina de Estágio Supervisionado. Os relatos apontam a importância/relevância, sentidos e significados para a formação, além das expectativas e dificuldades encontradas para execução do estágio. Utilizou-se de uma abordagem qualitativa de pesquisa, inspirada em pesquisa documental.  e narrativas dos discentes. Conclui-se que, ao ler os relatórios, ficou evidente o quanto o exercício da docência, durante o percurso do estágio, se configurou como essencial para que os licenciandos se constituíssem como professor que se quer ser e quanto as discussões teóricas nas disciplinas do curso contribuem para o confrontamento com a prática.

Biografia do Autor

  • Eliete da Silva Barros, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia

    Possui graduação em PEDAGOGIA pela Universidade Federal da Bahia (1999). Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade Integrada Olga Metting (2002) e Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (2008).Tem experiência na área de Educação, como professora universitária e coordenadora pedagógica no Ensino Fundamental e EJA. Atuou como coordenadora do curso de Pedagogia na Faculdade Dom Pedro II. Atuou como professora da educação à distância no projeto UAB da Universidade do Estado da Bahia e atuou como professora no curso de Pedagogia da Faculdade Dom Pedro II. Tem experiência em dar aulas na pós-graduação. Desenvolve projetos na área de educação com professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos e com diretores e coordenadores pedagógicos. Promoveu e acompanhou formação continuada de professores da Educação Básica em diversos municípios do Estado da Bahia. Atualmente é professora efetiva do Instituto Federal da Bahia e Coordenadora da Licenciatura em Computação - Campus Valença

  • Ana Conceição Alves Santiago, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

    Doutoranda em Educação e Contemporaneidade (em andamento)- PPGEDUC -UNEB; Mestre em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação-GESTEC/ UNEB (2015); Especialista em Libras pela Faculdade Dom Pedro II (2013); Especialista em Educação a Distância pela UNEB (2010); Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Instituto Brasileiro de Pós Graduação e Extensão - IBPEX/UNINTER (2006); Graduação em Pedagogia - Administração e Coordenação de Projetos Pedagógicos pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB (2003.2).

Referências

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Publicado

20-05-2025