Estágio Supervisionado na Educação Básica
Narrativas formativas dos estudantes de Licenciatura em Computação
Palavras-chave:
. Formação docente, Estágio supervisionado, Saberes docentesResumo
Esse texto tece reflexões acerca das narrativas formativas dos estudantes de Licenciatura em Computação do campus Valença-BA, a partir da análise do relatório final apresentado no Seminário de Estágio como atividade obrigatória da disciplina de Estágio Supervisionado. Os relatos apontam a importância/relevância, sentidos e significados para a formação, além das expectativas e dificuldades encontradas para execução do estágio. Utilizou-se de uma abordagem qualitativa de pesquisa, inspirada em pesquisa documental. e narrativas dos discentes. Conclui-se que, ao ler os relatórios, ficou evidente o quanto o exercício da docência, durante o percurso do estágio, se configurou como essencial para que os licenciandos se constituíssem como professor que se quer ser e quanto as discussões teóricas nas disciplinas do curso contribuem para o confrontamento com a prática.
Referências
BARREIRO, Iraíde Marques de F. GEBRAN, Raimunda Abou. Prática de Ensino e estágio supervisionado na formação de professores. São Paulo: Avercamp, 2006.
CONSALTÉR, Evandro; BISOL, Clarice Julieta; LOPEZ, Isadora Cardoso. Educação e formação docente: contextos e possibilidades de transformação social a partir das práxis pedagógica. REVISTA DE HUMANIDADES (UNIFOR), v. 33, p. 1, 2019.
HAÍLA, Ivanilda Silva & GASPAR, Mônica. Estágio supervisionado: a relação teoria e prática reflexiva na formação de professores do curso de Licenciatura em Pedagogia. Rev. Bras. Estud. Pedagógicos, Brasília, v. 99, n. 251, p. 205-221, jan./abr. 2018.
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, M. Socorro Lucena. Estágio e Docência. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
RAYMUNDO, Gislene Miotto Catolino. A Prática de Ensino e o Estágio Supervisionado na construção dos saberes necessários à docência. Revista Olhar de Professor, vol. 16, n. 2, 2013, p. 357-374.
SOUSA, Maria Goreti da Silva; CABRAL, Carmen Lúcia de Oliveira. A narrativa como opção metodológica de pesquisa e formação de professores. Revista Horizontes. V. 33, n. 2. Dossiê: A Educação e a Tolerância na diversidade cultural, 2015, p. 149-158.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2014.