Contribuição de uma oficina pedagógica de tecnologia assistiva para alunos com altas habilidades/superdotação (A/H-S/D) – Vitória-ES

Autores

  • Sebastião Luiz Batista Universidade Federal do Espírito Santo

Resumo

Este artigo tem por objetivo evidenciar a construção coletiva do conhecimento e analisar as contribuições de uma Oficina Pedagógica de Tecnologia Assistiva criada para aprendizes com Altas Habilidades/Superdotação (A/H–S/D) da rede municipal. Participou da pesquisa um grupo de 15 jovens talentos do ensino fundamental do 6º ao 9º ano que apresentaram notáveis potencialidades em aspectos isolados ou combinados no processo de ensino e aprendizagem. A metodologia participante (Gil, 2002) se deu por meio de análise de conteúdos dos diários de bordo, relatório de aula de campo de uma turma de mestrandos e doutorandos do PPGE-UFES, redações individuais e em grupo de aprendizes e os recursos de tecnologia disponíveis. O artigo está dividido em dois capítulos: no primeiro, em que se verificam as intervenções pedagógicas e, no segundo, o ensino e a situação-problema. Como resultados foram considerados os pontos positivos e negativos de acordo com o nível de habilidade e interatividade de cada um em relação aos recursos tecnológicos disponíveis, ambiente, assimilação, acomodação (PIAGET, 1996, p. 13) e resiliência.

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Publicado

30-06-2010