Aprendizagem do deficiente intelectual com a utilização de recursos da informática: experiência com alunos de salas de recursos multifuncional da rede municipal de ensino de Campo Grande/MS

Autores

  • Rosana Carla Gonçalves Gomes Cintra Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Mirtes dos Santos Jesuino Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Michele Alves Muller Proença Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumo

A pessoa com deficiência intelectual apresenta diferentes condições de aprendizagem e outros fatores, além do intelectual, estão presentes e interferem na sua funcionalidade acadêmica. Na Zona de Desenvolvimento Proximal pode se dar o avanço cognitivo deste aluno, pois conforme afirma a teoria de Vigostski, neste espaço, o aluno resolve situações-problema, com a mediação de instrumentos, signos ou do professor. Esta pesquisa foi conduzida na perspectiva da abordagem histórico-cultural, em 4(quatro) escolas da rede municipal de ensino de Campo Grande-MS, envolvendo alunos com deficiência intelectual e seus professores especializados que atuam na sala de recursos multifuncional.

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Publicado

30-06-2010