Aprendizagem do deficiente intelectual com a utilização de recursos da informática: experiência com alunos de salas de recursos multifuncional da rede municipal de ensino de Campo Grande/MS
Autores
Rosana Carla Gonçalves Gomes Cintra
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Mirtes dos Santos Jesuino
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Michele Alves Muller Proença
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Resumo
A pessoa com deficiência intelectual apresenta diferentes condições de aprendizagem e outros fatores, além do intelectual, estão presentes e interferem na sua funcionalidade acadêmica. Na Zona de Desenvolvimento Proximal pode se dar o avanço cognitivo deste aluno, pois conforme afirma a teoria de Vigostski, neste espaço, o aluno resolve situações-problema, com a mediação de instrumentos, signos ou do professor. Esta pesquisa foi conduzida na perspectiva da abordagem histórico-cultural, em 4(quatro) escolas da rede municipal de ensino de Campo Grande-MS, envolvendo alunos com deficiência intelectual e seus professores especializados que atuam na sala de recursos multifuncional.