Dialogismo e polifonia

Autores

  • Dulcinéa Campos Universidade Federal do Espírito Santo
  • Neuza Balbina de Souza Universidade Federal do Espírito Santo
  • Vanildo Stieg Universidade Federal do Espírito Santo

Resumo

Este artigo refere-se a um estudo acerca de duas categorias do pensamento bakhtiniano: o dialogismo e a polifonia, tendo como ponto de partida as reflexões de Bakhtin expostas nas obras Marxismo e Filosofia da Linguagem e Estética da Criação Verbal e ainda nos escritos de Cristóvão Tezza. Para desenvolvimento do trabalho, buscamos como alternativa um caminho que nos possibilitasse “visitar” os lugares onde Bakhtin viveu e “visualizar” neles os eventos sociais, ocorridos na época, situando-o naquele contexto como um sujeito sócio-histórico que pensava o homem e as questões do seu tempo e, sobretudo, o papel da linguagem como constitutiva do ser humano. Este exercício nos oportunizou perceber que, ao falar em dialogismo e polifonia, Bakhtin se contrapõe às enunciações monológicas que regem os discursos sociais. Como categoria literária, a polifonia se caracteriza pela presença marcante de vozes polêmicas no discurso. No romance polifônico, as vozes se sobrepõem umas as outras num caráter eminentemente dialógico que dá visibilidade ao homem e à sua natureza inacabada.

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Publicado

30-06-2011