Implicações do atendimento educacional especializado
Resumo
Este texto é parte da dissertação apresentada ao mestrado em educação da Universidade Federal do Espírito Santo em 2013 e objetivou entender os modos de apropriação da língua inglesa por uma aluna cega matriculada nas salas comuns do ensino fundamental na rede estadual de ensino no município de Colatina. Tratou-se de um estudo qualitativo na perspectiva do estudo de caso envolvendo a aluna cega, a professora de inglês e a professora do atendimento educacional especializado, a partir dos pressupostos teórico-filosóficos da abordagem sócio-histórica, das contribuições de Vigotski, Bakhtin e de autores que compartilham dessa linha. Os dados foram obtidos a partir de análise documental, entrevistas semi-estruturadas, observação das aulas de inglês, do AEE e do contexto escolar, os quais revelaram que a escola tem conhecimento das diferenças existentes no contexto escolar e que os desafios que existem nesse processo estão muito mais determinados pelo contexto social do que pelas características biológicas da aluna cega. No que tange ao AEE ministrado na escola, na sala de recursos multifunfionais, foi possível perceber que o fato de a aluna com cegueira não apresentar déficit cognitivo e de ser muito independente, a deficiência visual era normalizada pela professora especilizada, bem como por muitos profissionais da escola.