As crianças com síndrome Cornélia de Lange na escola comum: desafios e superação a partir de relatos familiares

Resumo

 

Neste artigo apresentamos uma criança matriculada na escola comum acometida pela Síndrome Cornélia de Lange ou SCdL, doença genética rara que pode levar a graves anomalias, podendo afetar tanto o desenvolvimento físico quanto intelectual de uma pessoa. Para tanto, trazemos uma visão geral da síndrome, com suas características, diagnóstico e tratamento. Em seguida apresentamos o depoimento dos professores e da mãe da criança com SCdL, fazendo algumas análises a partir dos relatos. Finalmente, tecemos alguns comentários a respeito da criança na escola comum. O objetivo é, a partir das vozes dos entrevistados, mostrar algumas práticas vivenciadas no cotidiano para trabalhar com a criança com SCdL. A metodologia utilizada é estudo de caso e o procedimento para coleta de dados é pesquisa na biblioteca eletrônica Scientific Electronic Library Online (Scielo), no site da CdLS Foundation e entrevistas com a mãe da criança e seus professores. Nesse estudo ficou evidente as possibilidades de trabalho pedagógico que podem ser realizadas após o impacto inicial causado ao deparar-se com uma criança com deficiência.

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Publicado

30-06-2012